Deputado apresenta Projeto de Lei para garantir torcedores nos estádios

(Foto: Cosme Rimoli)



O deputado estadual Campos Machado apresentou nesta semana um projeto de lei que libera aos torcedores acompanharem os jogos de seus times. A ação vai de encontro a uma norma determinada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e o Ministério Público, que decidiram proibir o acesso de torcedores e torcidas organizadas nos estádios em dia de jogos considerados clássicos.


A determinação da Secretaria e do MP proíbe a entrada de torcedores dos times visitantes em jogos de grande público, como os clássicos Corinthians x Palmeiras e São Paulo x Santos. A proibição ocorreu após os confrontos de torcedores no início do mês de abril nos estádios em São Paulo.


O Projeto de Lei foi publicado no Diário Oficial do dia 4 de junho. O deputado explica que o projeto devolve o direito aos torcedores visitantes de comparecem aos estádios em dias de jogos considerados clássicos. “O PL nasceu de uma ampla discussão com os líderes de torcidas organizadas e eu entendo que não se pode simplesmente proibir. Os torcedores têm liberdade e, os fatos ocorridos fora dos estádios precisam ser acompanhados de perto pela polícia. Afinal ela tem instrumentos para coibir e até antecipar-se aos acontecimentos com o uso de inteligência”, diz.



Além disso, Machado explica que o Projeto de Lei garante direitos propostos na Constituição Federal, o de ir e vir a qualquer cidadão, além do direito ao lazer. A maioria dos problemas, como expõe o deputado, acontecem fora dos estádios e este é um problema dos órgãos de segurança e não dos cidadãos.


A proposta vai ser avaliada pelas Comissões temáticas da Assembleia, e após ser voltada em Plenário, será encaminhada ao governador para sanção ou veto.

Campos Machado se reúne com líderes de organizadas (Foto: Divulgação)

Comentários