Japão amplia estado de emergência, e visita de Bach deve ser cancelada

(Foto: Franck Robichon - Pool/Getty Images)


Programada para o dia 17 de maio, a visita de Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, a Tóquio não deverá ocorrer. De acordo com Seiko Hashimoto, chefe do Comitê Organizador das Olimpíadas, a situação no Japão, em estado de emergência por conta do aumento de casos de coronavírus, não é favorável no momento. Nesta sexta-feira, Yoshihide Suga, primeiro-ministro, anunciou que o estado de emergência, previsto para acabar no dia 11 de maio, foi estendido até o fim do mês.

- Acho que é muito importante que o presidente Bach examine a situação atual (antes das Olimpíadas). No entanto, quando o estado de emergência for estendido, provavelmente será um fardo enorme para ele visitar durante esse período - disse Hashimoto durante a coletiva de imprensa semanal do comitê, nesta sexta-feira.

Inicialmente, Bach deveria participar da etapa de Hiroshima do revezamento da tocha olímpica, no dia 17 de maio, e se encontrar com o primeiro-ministro no dia seguinte, cerca de dois meses antes da abertura das Olimpíadas de Tóquio. A ideia de Bach era reafirmar com os organizadores a segurança do esquema montado para as Olimpíadas em meio à pandemia. O Japão, porém, tem encarado um aumento das infecções desde abril.

A viagem programada para este mês deveria ser a primeira vez de Bach no Japão desde novembro do ano passado. Na época, o presidente do COI se encontrou com Suga e visitou o Estádio Nacional, o principal sede dos Jogos.

Globo Esporte

Comentários