CBF divulga calendário com Brasileiro para maio e redução na Copa do Brasil

(Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil)

Por Redação Blog do Esporte


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde da última segunda-feira (14) o calendário de 2017 para o futebol nacional. A grande mudança ocorreu na Copa do Brasil, que terá sua decisão antecipada para outubro e as duas primeiras fases serão decididas em jogo único.

Os estaduais serão disputados entre 29 de janeiro e 7 de maio, com total de 18 datas, e a previsão é de 25 dias de pré-temporada para os clubes. A série A do Campeonato Brasileiro com 38 rodadas deve começar no dia 14 de maio e terminar em 3 de dezembro.

Copa do Brasil

A decisão de mudar a Copa do Brasil ainda passa por ajustes. A competição começará no dia 8 de fevereiro e terminará em 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, e terá 23 datas disponíveis. Ao todo, serão oito fases, sendo cinco no primeiro semestre e três no segundo semestre. As duas primeiras fases serão disputadas em jogos únicos, utilizando quatro datas, duas por fase. Os times que disputarão a Libertadores entrarão nas oitavas de final e os clubes que disputarão a Copa Sul-Americana poderão jogar a Copa do Brasil desde o começo.

Brasileiro Série A

O Brasileirão será disputado de 14 de maio a 3 de dezembro, com 38 datas. Serão 10 meios de semana e ficou estabelecida a manutenção de duas paradas de três datas na série A para a seleção nas eliminatórias.

Série B, C e D

A Série B do Brasileiro começará no dia 13 de maio, véspera do Brasileirão. A última rodada será disputada em 25 de novembro, com 38 datas disponíveis.

A Série C acontecerá de 14 de maio a 22 de outubro, com 24 datas disponíveis. A CBF informou que poderá haver algumas trocas no posicionamento de datas nas séries A, B e C com relação ao calendário de julho.

A Série D iniciará no dia 21 de maio e irá até 3 de setembro.

Estaduais

Motivo de controvérsia entre jogadores, clubes e torcedores, os estaduais começarão no dia 29 de janeiro e o último dia para as finais é 7 de maio. Serão 18 datas disponíveis, sendo 15 finais de semana e três meios de semana.

Comentários