Crônica: Sonhos interrompidos

(Foto: Reprodução) 


10 de maio de 1973. Surgia a Associação Chapecoense de Futebol em uma cidade até então inexpressiva no futebol estadual. O amadorismo dominava a pequena cidade do oeste de Santa Catarina, que hoje possui quase 210 mil habitantes.

Quem diria que aquele time, esperança para o esporte da cidade, teria uma representação tão forte nos dias atuais. A “Chape” caminhou no mesmo ritmo de seus adversários, mas não foi párea para eles. Passou por cima como um rolo compressor, conquistou seu espaço no futebol catarinense e como um foguete ascendeu no futebol nacional.

Quem diria que após um período conturbado entre 2001 e 2006 a Chapecoense estaria onde está hoje. Não mais em nível estadual, mas continental. Nem os mais otimistas dos torcedores achariam que este crescimento seria tão rápido e tão glorioso. Como diz Milton Leite, mas revertendo seu velho bordão para o lado bom, “Que fase!”.

E que grande fase. Grande, gigante, poderosa, sul-americana e imparável. Potência de um futebol que está desencontrado, procurando seu rumo, procurando um meio de se reorganizar. Reorganização que agora chega a Chape, de modo doloroso, chocante, inacreditável e implacável.

Essa glória estava estampada no rosto de cada um desses jogadores que iam para a Colômbia. Estava no rosto de cada dirigente e comissão técnica que não acreditava que viajava para fora do Brasil rumo a uma final sul-americana. Estava no rosto dos jornalistas que acompanhavam uma festa verde e branca do sul do país. Infelizmente, acabou em um trágico acidente.

Este dia ficará marcado na história como um dia triste, sem brilho, apenas preto no branco e branco no preto. Um dia que será difícil de acabar, que não será fácil deitar a cabeça no travesseiro e dormir em paz. Não é fácil para ninguém e nem mesmo para o esporte mundial.

O momento é de oração, de vigília, de amor com o próximo, de externar mais ainda o amor pelo esporte, pelo futebol. O momento é esse, pois é o que nos resta, o que nos conforta, o que une um mundo inteiro em busca de respostas. Em busca de palavras para explicar todos esses sonhos que foram interrompidos. Nos faltam palavras para expressar este momento. Falta tudo.

Comentários