Massa se despede da F-1 como brasileiro com melhores médias desde Senna

(Foto: AP Photo/Leo Correa)


Felipe Massa fará seu 250º e último GP na Fórmula 1 neste final de semana, em Abu Dhabi, sem ter conquistado um título mundial, mas com números que o colocam entre os melhores brasileiros da história da categoria. Com 11 vitórias e 15 poles positions, o piloto da Williams é o piloto do país com melhores médias desde Ayrton Senna.

O tricampeão teve números bastante superiores, com 41 vitórias e 65 poles em 161 GPs, mas nem mesmo Rubens Barrichello, dono de dois vice-campeonatos mundiais, obteve marcas melhores que Massa em seus primeiros 250 GPs. Também tendo pilotado por Ferrari e Williams, assim como Felipe, além de Jordan, Stewart, Honda, BAR e Brawn, Rubinho tinha nove vitórias quando chegou a seu GP 250, no Brasil, em 2007.

O piloto, que até hoje mantém o recorde de maior número de participações na história, com 323 GPs, ainda venceria mais duas provas em 2009, pela Brawn, somando no total as mesmas 11 de Massa. Barrichello tem ainda 14 poles na carreira.

Curiosamente, as 11 vitórias de Massa aconteceram em apenas três anos, de 2006 a 2008, suas primeiras na Ferrari. Em 2009, o time italiano caiu de produção e o brasileiro perdeu metade da temporada devido ao acidente sofrido na classificação do GP da Hungria.

Massa retornou ao cockpit ferrarista em 2010 mas, apesar do time ter disputado campeonatos até o final com Fernando Alonso naquele ano e em 2012, nunca mais foi campeão de pilotos ou construtores. Massa chegou a ter chances de vitórias, especialmente na Alemanha, em 2010, quando foi instruído a deixar o companheiro, com mais chances de título, passá-lo nas últimas finais, mas nunca mais foi o primeiro colocado em uma corrida.

Em 2014, Massa foi para a Williams e conquistou seus últimos cinco dos 41 pódios que obteve nas 14 temporadas em que atuou como titular.

UOL Esporte

Comentários