Campeão ucraniano no Shakhtar, Marcos Antônio conta como é comemorar no "novo normal"

(Foto: Divulgação/Shakhtar Donetsk)


As recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e das confederações que permitiram o retorno do futebol são claras: evitar, ao máximo, contatos físicos. Só que na hora de comemorar o título, é difícil seguir o protocolo. O Shakhtar Donetsk é um dos poucos campeões desde que o futebol foi retomado na Europa, e o brasileiro Marcos Antônio conta como foi a festa diferente. No "novo normal".

“São aquelas ordens que todo mundo sabe, de não poder abraçar. Mas na hora ali, no momento, não teve como. São nossos parceiros de clube, a gente está todos os dias juntos. Então a gente tem que comemorar. É um título, é um momento especial”

O Shakhtar conquistou o tetracampeonato ucraniano seguido no último sábado, depois de vencer o Oleksandria, por 3 a 2, em Kiev. Foi o nono título da equipe nas últimas 11 temporadas.

Marcos Antônio, de 20 anos, é um dos 14 brasileiros que fazem parte do elenco do time ucraniano (veja a lista completa mais abaixo). Ele está no clube desde o início de 2019, contratado depois de se destacar no sul-americano sub-20, quando ainda era conhecido como Marcos Bahia.

Marcos foi revelado nas divisões de base do Athletico-PR, mas fez sua estreia profissional no Estoril, de Portugal. No Shakhtar, fez três gols em 23 jogos na atual temporada.

O GloboEsporte.com conversou com o atleta de 20 anos, que contou como é a comemoração de um título em tempos de pandemia (confira a entrevista completa no vídeo acima).

Como é comemorar um título nesse ‘novo normal’?

– Estou muito feliz pelo título, a gente ficou um pouco parado durante essa pandemia, mas a gente teve que se preparar mesmo dentro de casa, sabíamos que uma hora o futebol ia voltar. A gente comemorou bastante, um pouco complicado sem a torcida, com a torcida seria bem melhor. Mas a gente fez a nossa comemoração normal ali no campo, depois no vestiário, tudo normal.

O que não pode na comemoração?

– É aquelas ordens que todo mundo sabe, de não poder abraçar. Mas na hora ali, no momento, não teve como. São nossos parceiros de clube, a gente está todos os dias juntos. Então a gente tem que comemorar. É um título, é um momento especial.

Quais têm sido as medidas de segurança adotadas pelo clube durante a quarentena?
– No clube, em geral, temos obedecido todos os protocolos. Fazemos testes todas as semanas pra sabermos como está a situação de todos. Quando a gente chega no clube, tem um profissional para medir a temperatura dos atletas, e de todos.

Veja a lista dos 14 jogadores brasileiros do Shakhtar Donetsk:

Vitão (zagueiro)
Ismaily (lateral-esquerdo)
Dodõ (lateral-direito)
Alan Patrick (meia)
Marquinhos Cipriano (lateral-esquerdo)
Maycon (meia)
Marcos Antônio (meia)
Dentinho (atacante)
Taison (meia-atacante)
Fernando (atacante)
Tetê (atacante)
Wellington Nem (atacante)
Marlos (meia-atacante)**
Junior Moraes (atacante)**

**Marlos, ex-São Paulo, e Junior Moraes, ex-Santos, são naturalizados ucranianos.

Globo Esporte

Comentários