Diretor da F1, Brawn minimiza protesto contra Racing Point e diz que todas as equipes copiam

(Foto: Darko Bandic/Pool via Getty Images)


"Não há uma única equipe neste paddock que não tenha copiado algo de outra."
Com esta frase em sua coluna no site oficial da Fórmula 1, o diretor técnico Ross Brawn minimizou as reclamações das equipes adversárias contra a Racing Point. O modelo RP20 vem sendo apontado pelos rivais do time como uma cópia da Mercedes de 2019, e, no último fim de semana, a Renault protestou pela segunda etapa consecutiva. A acusação é a utilização dos mesmos dutos de freios da equipe alemã no ano passado, o que não estaria na relação de peças que podem ser adquiridas de outras organizações - a Racing Point usa motor, câmbio e suspensão do W10 de 2019.

- Eles (Racing Point) também fizeram as manchetes fora da pista, com a Renault protestando contra a legalidade do carro. Minha opinião é de que copiar na Fórmula 1 é padrão. Toda equipe tem, em tempos normais, fotógrafos digitais no pit lane tirando milhares de fotos de todos os carros para análise, com o objetivo de copiar as melhores ideias. Costumávamos dar aos nossos fotógrafos uma lista de compras. A Racing Point acabou de passar para a próxima etapa e fez um trabalho mais completo.

Com títulos nas equipes Benetton, Ferrari e na sua própria Brawn GP, o dirigente inglês confessou que em diversas ocasiões copiou ideias de equipes adversárias ao longo de sua carreira:

- Não há uma única equipe neste paddock que não tenha copiado algo de outra. Eu pediria a todo diretor técnico do paddock que levantasse a mão se eles não tivessem copiado outra pessoa. Você não verá nenhuma mão. Eu certamente copiei outros.

Sobre o mérito específico do protesto da Renault, Brawn admitiu que é uma questão complicada de se emitir uma opinião, dadas as minúcias do regulamento e a complexidade de um projeto de um carro de Fórmula 1.

- No ano passado, a Racing Point teve acesso e poderia usar os dutos de freio da Mercedes de 2019 porque eles não eram uma parte listada. Este ano, os dutos de freio são peças listadas, então você deve criar o seu próprio. No entanto, a Racing Point não pode esquecer o conhecimento adquirido usando os dutos de freio da Mercedes de 2019. Eu acho que é ilógico pensar que eles podem limpar seus bancos de memória. É um problema complicado e que os especialistas da FIA resolverão.

No último GP da Hungria, a Racing Point voltou a pontuar com seus dois carros, tendo Lance Stroll na quarta posição e Sergio Pérez na sétima. No Mundial de Construtores, a equipe ocupa a quarta posição, a apenas um ponto da terceira colocada McLaren.

Globo Esporte

Comentários