Com um a menos, Manchester é campeão mundial

Mesmo com um jogador a menos por quase todo o segundo tempo, o Manchester United conquistou, neste domingo, o título do Mundial de Clubes de 2008 ao derrotar a LDU por 1 a 0, no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão. Rooney marcou o gol que colocou fim ao sonho dos equatorianos, algozes do Fluminense na decisão Copa Libertadores.

Com a conquista, o Manchester fecha a tríplice coroa no ano. Além do Mundial, o clube colocou em sua galeria os troféus do Campeonato Inglês e da Copa dos Campeões da temporada 2007/2008.

Agora, o Manchester soma dois títulos mundiais. Em 1999, quando o torneio era chamado de Mundial Interclubes e era disputado apenas pelos campeões europeu e sul-americano, os ingleses venceram o Palmeiras em partida única, também no Japão.

Desde que a Fifa passou a organizar o Mundial de Clubes, em 2000, é a segunda vez que um time europeu conquista a competição. Em 2007, o Milan superou o Boca Juniors na decisão. Corinthians, São Paulo e Internacional são os outros campeões com o atual formato.

Entre os novos campeões mundiais, estão dois brasileiros. O meio-campista Anderson e o lateral-direito Rafael iniciaram a partida decisiva como titulares e tiveram atuações regulares.

No primeiro tempo, o Manchester abusou das chances perdidas. Tevez, Cristiano Ronaldo e Rooney esbarraram no goleiro Cevallos, que apesar de atabalhoado fez boas defesas.

A principal dela ocorreu aos 18min. Cristiano Ronaldo cruzou com precisão e Tevez desviou de cabeça. Cevallos conseguiu bela defesa. No lance seguinte, o atacante argentino saiu na cara do goleiro, mas chutou por cima do travessão.

Apostando nos contra-ataques, a LDU chegou com perigo apenas duas vezes antes do intervalo. Logo aos 3min, Manso cruzou em cobrança de falta pela meia-direita, a defesa falhou e Campos perdeu na cara do gol. Já aos 38min, Manso arrancou pelo meio em contra-ataque e chutou por cima do travessão.

No segundo tempo, o panorama da partida mudou logo aos 3min, quando o zagueiro sérvio Vidic deu uma cotovelada no atacante argentino Bieler. O árbitro uzbeque Ravshan Irmatov expulsou o jogador do Manchester.

Com o jogo equilibrado e a LDU com boa presença no ataque, o Manchester chegou ao gol mesmo com homem a menos. Aos 28min, Cristiano Ronaldo dominou na meia-lua e rolou para Rooney acertar belo chute e abrir o placar. o atacante encerrou o torneio como artilheiro com três gols.

A LDU ainda esboçou uma reação, mas o goleiro Van der Saar mostrou segurança até o apito final. Agora, um novo sonho de título mundial equatoriano passa por uma nova campanha surpreendente na Copa Libertadores de 2009.

Comentários