Melhor saltadora alemã vira homem

A alemã Yvonne Buschbaum, uma das melhores da história de seu país no salto com vara, realizou uma operação de troca de sexo em Postdam e agora se chama Balian.

A decisão da cirurgia ocorreu no último ano, quando a saltadora de 28 anos anunciou que se sentia "um homem em corpo de mulher". Agora, já com órgãos masculinos em seu corpo, Balian continua o tratamento com a ingestão de testosterona, que teve início em novembro de 2007.

Ao decidir pela mudança de sexo, a alemã também anunciou o fim da carreira. A continuidade ficaria impossibilitada por conta dos exames antidoping, que acusariam a presença de testosterona.

Em seu site, a ex-atleta falou sobre a felicidade de seus primeiros momentos como homem. "Hoje despertei na mais completa liberdade. O céu está aberto. Estou voando sobre as nuvens da minha liberdade e logo devo aterrissar", escreveu.

Ainda como mulher, Balian conseguiu a sexta colocação na prova de salto com vara na Olimpíada de Sydney, em 2000. Sua melhor marca na carreira, 4,70 metros, ocorreu em 2003, quando terminou a temporada na quarta colocação mundial.

Comentários