Ourinhos vence Americana e é penta

O Ourinhos derrotou o Americana por 71 a 66 e conquistou, nesta sexta-feira, o Campeonato Nacional feminino de Basquete. Mais uma vez, Ourinhos demonstrou sua hegemonia no basquete feminino brasileiro. Com a melhor equipe da competição e um grupo muito qualificado, o time realizou a melhor campanha da primeira fase, com apenas uma derrota. Nos Playoffs, a campeã nacional perdeu apenas uma partida.

Contando com o apoio do grande público, Americana iniciou melhor a partida e impôs sua marcação sobre o Ourinhos. Porém, a equipe da casa desperdiçava muitas posses de bola e viu sua vantagem cair em poucos instantes. Seguidos erros de passes, fizeram a equipe rubro-verde encostar e equilibrar o jogo. A tensão da decisão era aparente nas atletas, ambas as agremiações cometiam erros primários. Demonstrando maior tranqüilidade no ataque, o Ourinhos encerrou o primeiro quarto a frente, 17 a 14.

Ambas as equipes obtiveram um baixo aproveitamento dos arremessos no início do segundo-quarto. Americana pecava na pressa pela definição das jogadas e se equivocava durante as jogadas ofensivas. Por outro lado, a marcação do Ourinhos cresceu e impedia qualquer ação das mandantes. Ourinhos chegou a abrir 10 pontos de diferença.

Porém a treinadora de Americana, Branca, conseguiu arrumar a casa após um tempo técnico. As donas da casa cresceram e equilibraram o jogo novamente e a história da terceira partida voltava a se repetir. Ourinhos largava na frente e abria vantagem, mas Americana na base da raça e determinação crescia de produção. As agremiações foram para o intervalo empatadas em 36 pontos.

As equipes repetiram os mesmos erros na volta do intervalo. Passes equivocados e erros de fundamento eram repetidos constantemente. Ourinhos e Americana trocavam cestas e mantinham a diferença no placar. A equipe de Urubatan Lopes foi com vantagem para os últimos 10 minutos, 55 a 48.

Americana mostrou novamente nervosismo e deixou Ourinhos disparar no placar. Novamente, a equipe relaxou e deixou as donas da casa encostarem. Em um final de jogo emocionante, Americana diminuiu a vantagem para dois pontos, mas o sangue frio e maior experiência das visitantes garantiu o quinto título brasileiro consecutivo para Ourinhos.

Comentários