Replay instantâneo prejudica árbitros

Já faz 15 semanas, o que pode ser uma eternidade no futebol americano da NFL, e Norv Turner, o técnico do San Diego Chargers, deixou a questão para trás.

Na quarta-feira, ele insistiu em que havia conseguido superar a raiva por um erro de arbitragem que resultou em derrota para seu time no segundo jogo da temporada, contra o Denver Broncos, por 39 a 38.

O Chargers vêm tentando recuperar o atraso diante do Broncos desde então, e Turner disse que estava feliz por voltar a enfrentar o adversário no domingo, para decidir o título da conferência oeste da conferência americana da AFL.

Será que ele realmente esqueceu?

"Se você acreditou nisso, tenho mais algumas coisas para vender", comentou Turner com um sorriso.

A NFL jogará sua rodada final esta semana, e Turner não é o único que talvez não esteja disposto a perdoar e esquecer. Três decisões controvertidas de arbitragem ao longo da temporada influenciaram fortemente a busca pelas 12 vagas nos playoffs.

Em 14 de setembro, o armador Jay Cutler deixou cair a bola perto da linha de touchdown do Chargers. O árbitro Ed Hochuli apitou, suspendendo a jogada, erro que ele admitiu logo em seguida. A parada prematura permitiu que o Broncos mantivesse a posse de bola, marcasse um touchdown e fizesse a conversão de dois pontos adicionais. Caso Denver tivesse perdido o jogo, o Chargers estaria em campo no domingo já com o título da divisão garantido.

Quase dois meses depois, nos segundos finais de uma vitória do Arizona Cardinals sobre o 49ers por 29 a 24, os árbitros assistiram aos videoteipes para verificar onde Frank Gore, corredor do 49ers, havia sido derrubado em uma jogada ofensiva. Em lugar de colocarem a bola a meia jarda da linha de pontuação, eles marcaram um recuo de duas jardas, mas não informaram os técnicos do time de San Francisco, que escolheram uma jogada que envolvia mergulho de um defensor com a bola para marcar o touchdown. A distância adicional permitiu que a defesa do Cardinals o segurasse bem antes da linha.

Se San Francisco tivesse vencido o jogo, estaria empatado com o Cardinals, agora, e poderia conquistar o título da divisão. Mas o título ficou com o Cardinals e Mike Martz, coordenador ofensivo do 49ers, foi multado em US$ 20 mil pela NFL por criticar a arbitragem.

Em 14 de dezembro, o touchdown que deu a vitória ao Pittsburgh Steelers sobre o Baltimore Ravens por 13 a nove veio depois da reversão de uma decisão de arbitragem em campo - segundo a qual Santonio Holmes, o recebedor do Steelers, não teria cruzado a linha de pontuação. A revisão em vídeo da jogada não foi conclusiva e a decisão dos árbitros foi revertida em favor de Pittsburgh.

Caso o Baltimore tivesse vencido, estaria recebendo o Jacksonville Jaguars no domingo tendo a chance de folgar na primeira rodada dos playoffs. Agora, a equipe precisa vencer para chegar à pós-temporada, e caso o faça pode ter de enfrentar o Patriots na Nova Inglaterra.

A NFL recusou um pedido de entrevista com Mike Pereira, seu diretor de arbitragem, mas ele defendeu as decisões dos árbitros nos jogos do Steelers e do Cardinals.

A decisão quanto ao jogo do Steelers foi tomada por Walt Coleman, que também esteve envolvido em uma das reversões de decisão de arbitragem mais famosas da história do futebol americano. Em um jogo de playoff da conferência americana em 2001, depois que o armador Tom Brady deixou cair a bola, Coleman mencionou uma regra controversa e permitiu que o Patriots mantivesse a posse. Isso levou o Patriots a derrotar o Oakland Raiders e permitiu que a equipe conquistasse o primeiro dos três Super Bowls que venceria nas quatro temporadas seguintes.

Os árbitros muitas vezes são lembrados por essas decisões definitivas, o que há muito incomoda o juiz aposentado Jim Tunney. Em 1965, foi ele que validou um chute de Don Chandler que, para muitos observadores, na verdade passou por fora do Y da meta, à direita. O chute deu três pontos e o empate ao Green Bay Packers contra o Baltimore Colts. O jogo foi à prorrogação, e o Green Bay venceu.

"Acho que decidi corretamente", afirma Tunney. "Mas sempre que eu me encontrava com Don Shula, Tom Matte e John Unitas, mesmo anos mais tarde, eles insistiam em que eu havia errado".

Alguns desses erros levaram a mudanças. Depois do chute de Chandler, as traves verticais do Y foram elevadas em 10 metros, a partir da temporada seguinte. Em 1998, Vinny Testaverde teria supostamente marcado o touchdown da vitória em um jogo pelo New York Jets contra o Seattle Seahawks, apesar de os replays mostrarem que ele na verdade não havia entrado na zona de pontuação. A derrota custou a vaga do Seattle nos playoffs, e muita gente diz que a jogada levou à reintrodução dos replays para uso de juízes, na temporada seguinte.

Na temporada passada, o Cleveland Browns perdeu por 27 a 21 para o Cardinals, quando a recepção do tight end Kellen Winslow na zona de pontuação adversária foi considerada incompleta porque ele caiu fora do campo depois de ter sido empurrado por um defensor. Os árbitros tinham de decidir se ele cairia dentro de campo caso não tivesse sido empurrado -e os Browns teriam ido aos playoffs caso tivessem vencido.

Para facilitar a vida da arbitragem, nesta temporada a regra foi alterada e agora afirma que um recebedor precisa pousar com os dois pés dentro de campo, ao fazer uma recepção, independentemente de ser ou não atingido pelo adversário quando estiver no ar.

LaDainian Tomlison, corredor do Chargers, diz, sobre Hochuli, o árbitro que prejudicou o time no começo da temporada, que "acredito que ele esteja feliz por ainda termos um jogo para provar que aquilo que aconteceu no começo do ano não importa. Não podemos ficar jogando a culpa em Ed, porque isso não tem importância. Temos a oportunidade de decidir em campo, e assim as pessoas poderão esquecer".

O que é mais que o Baltimore e o San Francisco terão.

Comentários