Del Potro dá show, elimina Nadal e vai à final do US Open

Os espectadores presentes hoje em Flushing Meadows viram uma apresentação de gala do argentino Juan-Martin Del Potro. O tenista fez 3 sets a 0 no ex-número 1 do mundo Rafael Nadal, com parciais de 6/2, 6/2 e 6/2, e está na final do US Open. Agora o argentino espera o vencedor de Roger Federer e Novak Djokovic para descobrir seu rival na briga pelo título do torneio. Esta é a primeira final de Grand Slam da carreira de Del Potro.

A chuva finalmente deu trégua aos tenistas, e permitiu que o público acompanhasse uma ótima exibição. O tempo ruim atrapalhou o andamento das partidas desde quinta-feira, e fez com que a disputa entre Nadal e Gonzalez por uma vaga na semifinal fosse concluída somente ontem, dois dias após seu início.

Ainda que o espanhol tenha vencido o restante de seu confronto com o chileno com facilidade (fez 3 sets a 0, com parciais de 7/6, 7/6 e 6/0), foi o suficiente para que o número 2 do mundo trouxesse uma carga de cansaço maior para o confronto com Del Potro.

Em um primeiro set muito disputado, o argentino foi mais eficiente. Del Potro apostou no saque forte e em sua melhor condição física para vencer por 6/2, quebrando o saque de Nadal.

No segundo set o espanhol teve muitos erros não-forçados, além de cometer duas duplas faltas. Enquanto isso, Del Potro, mesmo também cometendo vários erros, seguiu em sua grande forma, conseguindo 14 bolas vencedoras (contra apenas cinco de Nadal) e fechando o set novamente em 6/2.

Com uma ótima vantagem, o argentino arriscou menos no terceiro set e apostou no cansaço de Nadal para vencer. A estratégia de Del Potro deu certo, e o sexto melhor do mundo abriu facilmente um 3/0. O espanhol ensaiou uma reação, mas não foi suficiente para segurar o concorrente e viu o argentino concluir o último set com um novo 6/2.

Esta foi a segunda eliminação de Nadal para Del Potro no ano. Em agosto, pelas quartas de final do Masters de Montreal, o argentino venceu o ex-número 1 do mundo por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/1. Na ocasião, era o primeiro torneio de Nadal após lesão no joelho que o deixou fora das quadras por dois meses.

Comentários