Espanha derrota Lituânia e só depende de si

Com derrotas inesperadas para Sérvia e Turquia durante o Campeonato Europeu de basquete masculino, a seleção espanhola encarava a Lituânia nesta segunda-feira para "matar ou morrer", segundo declarações do ala-pivô Pau Gasol. Ao final, quem acabou morrendo foram os lituanos, já eliminados da competição disputada na Polônia ao caírem por 84 a 70.

Embora um novo revés ainda não tirasse todas as chances de classificação da Espanha, ele complicaria bastante a situação da equipe, que chegou ao evento polonês com pinta de favorita após faturar a medalha de prata nas Olimpíadas de Pequim. Na verdade, os espanhóis até tomaram um susto nesta segunda, pois perderam o primeiro quarto por 22 a 15.

A reação, no entanto, veio a galope, e os campeões mundiais de 2006 conseguiram virar o marcador para 40 a 31 já no intervalo da partida. De forma impressionante, a Lituânia acabou aniquilada nos quatro minutos iniciais do segundo período, quando sofreu 23 pontos sem anotar nenhum.

Nessa grande reviravolta que eliminou a seleção do Leste Europeu e deu moral à Espanha, foram fundamentais as atuações de Pau Gasol (cestinha com 19 pontos) e Juan Carlos Navarro (13), que conseguiram se vingar da derrota de 3 de setembro - na ocasião, o grupo verde e amarelo, quarto colocado em Pequim-2008, faturou por 94 a 72 um amistoso preparatório para o Campeonato Europeu.

Aliviados, os comandados do técnico Sergio Scariolo seguem com boas possibilidades de chegarem às quartas de final do torneio - para garantirem a vaga sem depender de outros resultados, precisam controlar a torcida local e bater a Polônia na próxima quarta-feira.

Comentários