Fora de casa, Portuguesa goleia Bahia e cola no G-4


A má fase da Portuguesa ficou para trás. Neste sábado, a equipe lusitana enfrentou o Bahia em Pituaçu e goleou o time da casa por 4 a 1, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e se aproximou ainda mais do G-4 da competição - lugar que ocupava antes de encarar uma série de tropeços que culminou nas saídas de Paulo Bonamigo e René Simões.

Agora sob o comando de Vagner Benazzi, a Portuguesa vem de três vitórias seguidas e soma 37 pontos, três a menos que o time responsável por fechar o G-4 neste momento: o Ceará. Já o Bahia, com 30 pontos, ocupa a zona intermediária.

E foi justamente por estar distante do G-4 que o Bahia partiu para cima da Portuguesa no início do duelo. A equipe teve a chance de abrir o placar aos 40min, mas Lima perdeu um gol feito, sem marcação e com o goleiro Muriel já batido no lance.

Veio o segundo tempo e, na base dos contra-ataques, a Portuguesa frustrou o torcedor do Bahia. Com menos de um minuto, Kempes abriu o placar e, aos 6min, foi a vez de Zé Carlos receber a bola na área e balançar a rede rival.

Nadson, de cabeça, diminuiu o placar para o Bahia aos 12min e deu a impressão de que a equipe da casa buscaria o empate, mas a Portuguesa logo tratou de minar as esperanças do rival. Aos 17min, Thiago Gomes foi ao ataque e ampliou o marcador.

Quando a torcida do Bahia já deixava as dependências do estádio, a Portuguesa fez o quarto e transformou sua vitória em goleada. E em grande estilo. Aos 43min, Héverton recebeu passe de Marco Antônio e tocou de cobertura: 4 a 1.

Na próxima terça-feira, a Portuguesa voltará a campo pela Série B para encarar a Ponte Preta, às 19h30 (de Brasília), na Arena Barueri. Já o Bahia buscará a reabilitação diante do ABC-RN, no mesmo dia, só que às 21h50, no Estádio do Frasqueirão.

Ficha técnica:

Gols
Bahia: Nadson, aos 12min do 2º tempo
Portuguesa: Kempes, Zé Carlos, Thiago Gomes e Héverton, aos 1min, 6min, 17min e 43min do 2º tempo

Lances bizarros
Aos 40min do primeiro tempo, Nadson penetrou na área da Portuguesa e tocou para Lima, mas o atacante, sozinho e sem goleiro, pegou errado na bola e chutou para fora

Ponto Forte do Bahia
Atuação de Nadson no ataque tricolor

Ponto Forte da Portuguesa
Contra-ataques rápidos e atuação da dupla de ataque

Ponto Fraco do Bahia
Passes errados e falhas de marcação

Ponto Fraco da Portuguesa
Falhas de marcação em jogadas aéreas

Personagem do jogo
Marco Antônio, que comandou o meio-campo da Portuguesa

Esquema Tático Bahia
4-4-2
Fernando; Diogo, Evaldo, Nen e Rubens Cardoso; Bruno Silva, Elton (Paulo Isidoro), Helton Luiz e Juninho (Juliano); Nadson e Lima (Beto). Técnico: Sergio Guedes

Esquema Tático Portuguesa
3-5-2
Muriel; Bruno Rodrigo, Thiago Gomes e Preto Costa; César Prates, Acleisson, Marco Antônio, Preto (Ygor) e Anderson Paim; Kempes (Héverton) e Zé Carlos (Fellype Gabriel). Técnico: Vagner Benazzi

Cartões Amarelos
Bahia: -
Portuguesa: Kempes

Árbitro
Wagner Tardelli Azevedo (SC)

Público
15.792 torcedores

Comentários