Bellucci repete fracasso e Brasil dá adeus na chave de simples

Embalado por 11 vitórias seguidas, Thomaz Bellucci teve interrompida a sua série de sucessos na tarde desta sexta-feira. Diante do cabeça de chave número 9, o francês Gilles Simon, o único representante brasileiro ainda vivo na chave de simples do Aberto dos Estados Unidos foi eliminado na segunda rodada, assim como havia ocorrido na edição do ano passado, ao perder por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/4.

Vindo de uma arrancada após colecionar resultados ruins (duas do quali e mais cinco do título em Gstaad, três do quali e uma da chave principal no Aberto dos Estados Unidos), o paulista de 21 anos não resistiu à força do francês e, atuando na quadra 11, caiu em duas horas e dois minutos de jogo.

Com a eliminação na mesma fase em que se despediu no ano passado, Bellucci, atual 69º do mundo, não perderá pontos no ranking. No entanto, a campanha nos Estados Unidos pode ser considerada satisfatória, já que o brasileiro não vencia partidas em Grand Slams há mais de um ano. O último triunfo havia sido no mesmo torneio, contra o espanhol Oscar Hernandez, antes de ser batido pelo argentino Juan Martin Del Potro na etapa seguinte.

Diante do favoritismo de Simon, o tenista de São Paulo falhou bastante nos primeiros games e deixou o adversário abrir vantagem. Ao todo, foram três duplas faltas cometidas (nenhuma do francês) e 44 erros não-forçados, contra apenas 19 do rival. Assim, foi batido por 6/3 em 37 minutos no set de abertura.

Em seguida, a reação novamente foi interrompida pelos seguidos erros e viu a desclassificação ficar mais próxima com o 6/2, em 39 minutos. Já na parcial decisiva, conseguiu equilibrar o jogo e sustentou o empate até o nono game, quando o placar apontava 4 a 4. No entanto, a experiência do francês fez a diferença nos pontos finais e a derrota foi confirmada em 46 minutos, por 6/4.

Comentários