Corinthians e Flamengo sobem ao pódio

Dois únicos representantes brasileiros, Corinthians e Flamengo subiram ao pódio neste domingo, quando foi realizada a rodada de Estoril (Portugal) da Fórmula Superliga. Criada em 2008, a categoria promove disputas com carros ornamentados com cores e símbolos de diversos clubes de futebol do mundo.

Pole position da primeira prova, Pizzonia foi o terceiro colocado na bateria inicial da etapa, ficando atrás do Olympiacos, da Grécia, e do Liverpool, da Inglaterra. Foi a primeira vez que o time do Mediterrâneo triunfou na história. Curiosamente, a prova marcou a estreia do argentino Esteban Guerrieri na equipe, em substituição ao italiano Davide Rigon, campeão no ano passado com o Beijing Guoan.

Apenas 13º colocado nesta prova, o Flamengo, de Enrique Bernoldi, aproveitou-se do grid invertido na largada da segunda corrida e chegou em terceiro lugar. O português Alvaro Parente fez a festa da torcida ao levar o Porto à primeira colocação, seguido por Sébastien Bourdais, do Sevilha. O Corinthians ficou em quinto.

Recentemente demitido da equipe Toro Rosso, da Fórmula 1, Bourdais fez melhor ainda na sua estreia na Superliga ao triunfar na Super Final, disputa entre os seis melhores na somatória dos pontos das duas corridas. O segundo lugar ficou com o Olympiacos e o Liverpool apareceu logo em seguida. Pizzonia não se deu bem nessa disputa, assim como o Anderlecht e o Milan.

O time inglês lidera a temporada 2009 da categoria, com 282 pontos, contra 224 de outro inglês, o Tottenham. Após as provas, o Corinthians subiu do sexto para o quinto lugar, com 211, apenas um atrás do Milan. O Flamengo é décimo, com 150.

A próxima rodada dupla da Superliga está marcada para os dias 3 e 4 de outubro, em Monza, na Itália. Depois dessa corrida, haverá apenas mais uma rodada dupla, na Espanha.

Comentários