Espanhóis apontam Rio como favorito para 2016

A imprensa espanhola manifesta preocupação nesta quinta-feira com o relatório de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre as cidades candidatas aos Jogos Olímpicos de 2016, ao considerar que Madri foi duramente criticada e que o Rio de Janeiro aparece como favorito.

"O COI castiga com rigor Madri e o Rio toma vantagem", afirma o jornal El País.

"Desencanto madrileno", destaca o La Vanguardia, de Barcelona, para o qual "Tóquio e Rio estão em vantagem".

Para o esportivo Marca, a capital fluminense "é a que sai mais reforçada".

Outro jornal esportivo, As, afirma que "a política antidoping prejudica a candidatura de Madri" e que o COI se mostra mais "generoso" com o Rio.

A comissão de avaliação criticou a estrutura de organização de Madri e a apresentação da candidatura, além de considerar que as leis antidoping espanholas não têm o nível exigido.

Para o jornal El Mundo, o relatório do comissão de avaliação do COI "esfria o sonho olímpico" de Madri e a candidatura do Rio sai "reforçada".

A escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016 entre Rio de Janeiro, Madri, Tóquio e Chicago acontecerá no dia 2 de outubro em Copenhague.

Chicago

Com boa avaliação do COI no relatório, Chicago enfrenta outro tipo de problema. Segundo o jornal Chicago Tribune, a aprovação da candidatura na cidade caiu desde fevereiro.

Agora, a rejeição aos Jogos é de 47%. Há seis meses, apenas uma em cada três pessoas (cerca de 33%) era contra a realização do evento na cidade. Fora isso, 84% condenam o uso de verbas públicas na organização olímpica.

Comentários