Jankovic dá vexame e cai diante de rival do Cazaquistão

Em batalha disputada em duas horas e 40 minutos e ao fim de dois tie-breaks nos sets decisivos, a sérvia Jelena Jankovic é mais uma favorita que abandona de forma precoce o Aberto dos Estados Unidos. Na tarde desta quinta-feira, a número 5 do ranking mundial foi derrotada pela "zebra" cazaque Yaroslava Shvedova, por 2 a 1, com 6/3, 6/7 (4/7) e 7/6 (8/6), e dá adeus às chances de levantar o troféu do último Grand Slam da temporada.

Finalista da edição passada do torneio, Jankovic iguala agora sua pior participação, registrada em 2004, ano de sua estréia na competição americana. Eliminada na segunda rodada, a sérvia se junta ao grupo de favoritas que também decepcionaram nas quadras de Nova York.

Recentemente, sua compatriota Ana Ivanovic, 11º favorita, perdeu logo na estreia e ampliou a má fase, que culminou no afastamente temporário do tênis. Já nesta quinta-feira, a primeira surpresa do dia aconteceu graças ao poder de superação da jovem americana Melanie Oudin. A revelação de apenas 17 anos eliminou a russa Elena Dementieva, número quatro do ranking mundial.

Com o resultado, a representante do Cazaquistão, 21 anos e número 55 do mundo, iguala o retrospecto com Jankovic, que havia perdido o único duelo entre as duas. Já na primeira parcial, Shvedova deu sinais que complicaria a partida contra a atual número cinco do mundo e liquidou a fatura em apenas 31 minutos. No entanto, a reação da sérvia veio em seguida, mais de modo emocionante: 7/6 em 63 minutos. Mas a resposta da cazaque veio no mesmo modo, também nos tie-breaks, em 66 minutos.

Durante todo o duelo, Shvedova completou seis aces e 48 erros não forçados, mais que sua adversária, que cometeu apenas 39 erros e acertou quatro aces. Assim, se credenciou para encarar a argentina Gisela Dulko, que vencera a ucraniana Alona Bondarenko.

Comentários