Medalhista na Rio-2016, Poliana Okimoto encara 2017 como primeiro desafio para Tóquio-2020

(Foto: Satiro Sodré/SSPress)


O ano de 2016 foi inesquecível para Poliana Okimoto. A atleta da Unisanta fez história ao conquistar, em agosto, o bronze olímpico na Maratona Aquática 10km nas águas de Copacabana. O feito foi histórico pois marcou a primeira medalha de uma mulher brasileira na natação nos Jogos Olímpicos.


Além da Olimpíada, Poliana teve um ano muito consistente, que foi coroado com o vice-campeonato no Circuito Mundial, que teve sua última etapa realizada apenas três meses depois dos Jogos. No último domingo (11), ainda nadou o Rei e Rainha do Mar, em um formato diferente, fazendo dupla com Allan do Carmo para conquistar a prata, mais uma vez em Copacabana. 

"Não estamos acostumados com esse tipo de prova, mais curta e com corrida na areia, então exige mais velocidade e potência. O mar estava agitado e atrapalhou a transição de água e corrida, mas foi legal voltar a treinar depois das férias e retornar à Copacabana, onde conquistei a medalha olímpica", disse Poliana após o evento.

Última competição de 2016, o Rei e Rainha do Mar foi, na verdade, a primeira prova da próxima temporada, já que marcou o início dos treinos para 2017. O foco agora é a primeira etapa do Circuito Mundial, no início de fevereiro, em Santa Fé Coronda, na Argentina. 

"Teremos algumas etapas do Circuito Mundial e vou seguir treinando pensando no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que será em julho, na Hungria. A expectativa é voltar a estar entre as melhores do mundo e seguir assim até Tóquio", afirmou Poliana.

Poliana já conquistou o ouro no Campeonato Mundial nos 10km em Barcelona/2013 e foi campeã do Circuito Mundial em 2009.

MVP Sports

Comentários