Saiba quem são os brasileiros que podem conquistar medalhas no 1º dia

Yane Marques é favorita ao ouro no pentatlo moderno. Foto: Divulgação

Yane Marques é favorita ao ouro no pentatlo moderno

Depois da música, dos fogos e dos discursos que marcaram a cerimônia de abertura no Estádio Omnilife, as atividades esportivas dos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, terão início, enfim, neste sábado. E, logo no primeiro dia de competições na cidade mexicana, a delegação brasileira já entrará no evento continental com boas oportunidades de abrir a contagem no quadro de medalhas. O País contará com nomes como Thiago Pereira e Yane Marques, que defenderão no México os títulos conquistados há quatro anos no Rio de Janeiro.

A primeira disputa dos Jogos Pan-Americanos contará com a presença de três atletas brasileiros. No ciclismo de mountain bike, representarão o Brasil a atual tricampeã nacional da modalidade Erika Gramiscelli, no feminino, e, Vando Cruz, medalhista de prata no Pan de Santo Domingo, em 2003, e o ex-operário e segundo colocado no Sul-Americano de Medellin, em 2010, Rubinho Valeriano, no masculino.

Também logo no primeiro dia de competições, a natação promoverá os primeiros pódios, e o Brasil possui grandes chances de conquistar o ouro com Thiago Pereira. Um dos principais destaques do Pan-Americano do Rio de Janeiro, o nadador brasileiro disputará pela manhã as eliminatórias dos 400 m medley, prova na qual defende o título conquistado há quatro anos. Na distância, ele terá a companhia de Diogo Yabe. Caso passem de fase, os dois atletas nacionais disputarão neste sábado, pela noite, a final da competição.

Também entre os homens, Giuliano Rocco e Lucas Kanieski buscam a surpresa nos 400 m livres. Já nos 400 m medley feminino, o Brasil surge como azarão. Com Joanna Maranhão, medalhista de bronze em Santo Domingo, em 2003, e Larissa Cieslak, o País tenta repetir o pódio de oito anos atrás com Joanna, até então apontada como revelação.

As mulheres terão uma maior responsabilidade de medalha neste sábado nos 100 m borboleta e no revezamento 4x100 m livre. Na prova individual, Gabriella Silva, finalista olímpica da distância em Pequim e no Mundial de Roma, em 2009, e a revelação Daynara de Paula brigarão por medalha à noite, caso passem pela fase eliminatória pela manhã.

Já no revezamento, Daynara, Flávia Delaroli, Michele Lenhardt e Tatiana Lemos encontrarão adversárias fortes na briga pelo pódio. No Rio de Janeiro, há quatro anos, por exemplo, o Brasil, mesmo com o apoio da torcida, não conseguiu uma medalha - os Estados Unidos acabaram com o ouro, o Canadá com a prata e a Venezuela com o bronze.

Na ginástica rítmica, Natália Gaudio e Angélica Kvieczynski disputam, a partir das 18h (de Brasília), a prova individual geral em busca de um lugar no pódio e podem aparecer como surpresa. Já no taekwondo, o País entra com boas chances de medalha com a campeã pan-americana de 2010, Kátia Arakaki (até 49 kg), e com o medalhista de prata no Rio de Janeiro, Márcio Wenceslau, que já entra nas quartas de final na categoria até 58 kg - os combates preliminares serão realizados entre 13h e 15h30, enquanto as semifinais e finais ocorrerão entre 19h e 21h30.

Já entre às 11h e às 19h, o Brasil defenderá uma medalha de ouro no pentatlo moderno com Yane Marques. Uma das favoritas para ocupar o lugar mais alto do pódio depois da combinação de modalidades, a pernambucana terá a companhia de uma compatriota na edição deste ano. A pernambucana Priscila Oliveira, que assegurou classificação na última disputa classificatória no Sul-Americano do Rio de Janeiro, também tentará ocupar um lugar de destaque na prova.

Confira os esportes que serão transmitidos pelo Terra neste sábado (horários de Brasília):

11h55 - 14h03: eliminatórias da natação
- 100 m borboleta feminino
- 400 m medley masculino
- 400 m medley feminino
- 400 m livre masculino
- revezamento 4 x 100 m livre feminino

12h55 - 15h30: oitavas e quartas de final do taekwondo
- masculino até 58 kg
- feminino até 49 kg

14h50 - 19h03: fase de grupos do vôlei - feminino
- Estados Unidos x Porto Rico
- Cuba x Canadá

14h50 - 19h03: fase de grupos do handebol - feminino
- Brasil x Estados Unidos
- Argentina x Porto Rico

17h55 - 21h30: ginástica rítmica - fase classificatória e final do individual geral

18h55 - 21h28: taekwondo - semifinal e decisão de medalhas
- masculino até 58 kg
- feminino até 49 kg

19h50 - 23h30: fase de grupos do vôlei - feminino
- México x Peru
- Brasil x República Dominicana

19h50 - 23h30: fase de grupos do handebol - feminino
- República Dominicana x Uruguai
- México x Chile

20h55 - 23h03: natação - finais
- 100 m borboleta feminino
- 400 m medley masculino
- 400 m medley feminino
- 400 m livre masculino
- revezamento 4 x 100 m livre feminino

Comentários