Conmebol quer ampliar Libertadores para a América do Norte

(Foto: AP)

Por Redação Blog do Esporte


A Conmebol iniciou conversas para ampliar a Libertadores para a América do Norte. A ideia é retornar com times do México e incluir franquias da MLS na competição a partir de 2020. A notícia foi publicada inicialmente pela ESPN.

Os acordos ainda estão no início, mas os contratos comerciais já assinados preveem esta ampliação para a América do Norte. Uma das questões é se aumentaria o número de times na competição ou diminuiria o número de vagas para os países da Conmebol.

Os mexicanos chegaram a disputar a Libertadores por 18 anos, com 18 clubes diferentes. Não foram campeões e não tinham direito à vaga para o Mundial de Clubes nem com o título. Chegaram três vezes as finais, com Cruz Azul em 2001, Chivas em 2010 e Tigres em 2015. Com as mudanças implementadas pela Conmebol, os mexicanos desistiram da participação, além da insatisfação com a redistribuição de vagas. Enquanto o Brasil teria sete vagas e Argentina seis, o México seguiria com seis no modelo adotado atualmente.

Já os clubes dos Estados Unidos nunca participaram da Libertadores. O país já venceu duas vezes a Liga dos Campeões da Concacaf com o DC United e o LA Galaxy. No entanto, após a adoção do formato atual da Liga, os Estados Unidos ainda não foram campões. Chegaram a final com o Real Salt Lake, na temporada 2010/11, mas a equipe foi derrotada pelo Monterrey na decisão.

Comentários