Corinthians mira marca dos 10 mil gols no ano do centenário

O ano de 2010 será realmente histórico para o Corinthians. Além de completar cem anos de vida e de estar formando um time forte para buscar o único título importante que falta em sua recheada sala de troféus - o de campeão da Libertadores da América -, o time alvinegro poderá alcançar, já nos primeiros meses da nova temporada, uma marca de respeito.

Segundo levantamento feito pelo jornalista Celso Unzelte e corroborado pelo departamento de estatísticas do Corinthians, a equipe hoje comandada por Mano Menezes está muito próxima de chegar à marca dos dez mil gols marcados em sua história.

Até o momento, desde a sua fundação, em 1910, craques do passado, como Baltazar, Teleco, Rivelino, Sócrates, Viola, e outros do presente, como Dentinho e Ronaldo, já balançaram as redes adversárias em 9.974 oportunidades. Restam, então, 26 tentos para que o gol número dez mil ocorra.

Autor de 112 gols durante o ano de 2009, o Corinthians apresentou média superior a um por partida. Se mantiver os números no início da próxima temporada, tem tudo para alcançar a marca entre janeiro e março, quando entrará em campo 21 vezes, incluindo o amistoso contra o Huracán, jogos do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores da América.

Quem mais contribuiu para os 9.974 gols marcados pelo Corinthians até hoje foi o atacante Cláudio, autor de 306 tentos, seguido de perto por Baltazar, o "Cabecinha de Ouro", segundo na galeria de artilheiros, com 267. 13 à frente de Teleco.

No elenco atual, o principal goleador alvinegro é o garoto Dentinho, com 40 gols, seguido de perto pelo zagueiro Chicão, que soma 27 e por Ronaldo, autor de 23 gols.

Favorito

O desempenho do artilheiro máximo do Corinthians em 2009, aliás, colocou o camisa 9 como favorito da torcida na corrida para ser o autor do gol de número dez mil da história alvinegra. Segundo pesquisa realizada no site oficial do clube, Ronaldo foi o jogador que mais desequilibrou as partidas a favor do Corinthians no ano, com 55% dos quase sete mil votos registrados na enquete. O segundo colocado na pesquisa foi Jorge Henrique, com 31% dos votos.

Comentários