Inter e Grêmio deixam rivalidade de lado e festejam parceria inédita

Uma das maiores rivalidades do futebol mundial vai ganhar parceria inédita nas telas dos cinemas do Brasil em maio de 2010. Os filmes Supremacia Vermelha e Grêm10 x 0 (alusão ao placar do primeiro clássico) serão lançados simultaneamente em comemoração aos 100 anos do Gre-Nal. Nesta quarta-feira, os organizadores fizeram o lançamento oficial do projeto, no Salão Nobre da Prefeitura de Porto Alegre.

Cada filme será narrado com o foco voltado para a respectiva torcida, contando as experiências dos torcedores do lado azul e da parte vermelha sobre o clássico. Para isso, foi criado o site filmegrenal. A ideia é fazer com que os torcedores participem enviando vídeos e depoimentos sobre as experiências relacionadas ao jogo. Os melhores serão selecionados para serem usados nos filmes. Pelo site, o torcedor também pode escolher, entre quatro opções, qual será a capa do DVD e do cartaz que será fixado nos cinemas.

Pelo lado tricolor, o roteirista será o escritor Eduardo "Peninha" Bueno e o diretor Beto Souza, o mesmo do filme Inacreditável - A Batalha dos Aflitos, que conta a saga gremista para retornar à elite do futebol brasileiro em 2005. O diretor do longa colorado será Fabiano de Souza e o roteirista Luís Augusto Fischer, o mesmo do documentário Gigante, como o Inter conquistou o mundo.

De acordo com Fisher, a idéia de montar os filmes com a ótica do torcedor dá mais veracidade a história. "É fundamental que o protagonismo seja exclusivo do torcedor porque a rivalidade nos movimenta muito. Influencia nas nossa vidas e na nossa maneira de ser, agir". Para Fabiano, a interação e participação do torcedor na confecção do projeto serão fundamentais. "Tenho certeza que o torcedor estará empolgado para participar e vamos tentar fazer algo novo, com a importante ajuda da torcida".

Do lado gremista, Peninha adiantou, eufórico, que será um épico, um filme no formato bíblico. "Faremos a passagem bíblica dos irmãos Caim e Abel. Só que quem vai morrer é o Caim, porque ele se vestia de vermelho", brincou. Em seguida, em tom comedido, salientou que a rivalidade tem que ser abordada de forma sadia e positiva.

Representantes dos dois clubes, além dos organizadores do projeto, foram unânimes em afirmar que a ideia é deixar toda a rivalidade das duas equipes dentro das quatro linhas e retratar fielmente a emoção dos torcedores. Apesar disso, os gremistas caçoavam dos rivais relembrando as vitórias nos Gre-Nais históricos, com o da estréia, do cinquentenário e do centenário. Do outro lado, os colorados se defendiam dizendo que o Internacional tem mais vitórias em clássicos, anotaram o milésimo gol e tem mais títulos gaúchos.

Comentários