Ponto de Opinião: Brasileirão mostra que ano vai ser difícil e cansativo para os clubes

Grêmio lidera o início do campeonato (Foto: Globo Esporte)


Com o final da quarta rodada da série A do Campeonato Brasileiro, uma coisa é certa: teremos mais uma vez um campeonato difícil, equilibrado e disputado ponto a ponto até a última rodada, em dezembro. Muitos clubes mostram boa qualidade técnica e tática, mas por outro lado há equipes que irão sofrer com a temida zona de rebaixamento. 

Gaúchos saem na frente

Grêmio e Internacional dominam esse início de competição. Com 10 pontos, os dois times venceram seus confrontos contra Coritiba e Santos, respectivamente, sendo que o Colorado derrotou o Peixe fora de casa. Entretanto, as duas equipes tiveram esses mesmos começos nos últimos anos, mas acabaram derrapando em momentos importantes. Devem ser observados de perto.

Paulistas desequilibrados

Desacreditado, o Corinthians engatou nas duas últimas rodadas e já aparece no G4 do Brasileiro. Por outro lado, mesmo com elenco inchado e bom tecnicamente, o Palmeiras já demonstrou que o campeonato será difícil. Mesmo caso para Santos, São Paulo e Ponte Preta. 

Rio de Janeiro tenta se reabilitar

De volta elite do nacional, o Botafogo ainda não mostrou ao que veio. Em meio à crise, Flamengo ameniza os pesares, depois da saída de Muricy Ramalho, com vitória sobre a Ponte. Fluminense vive de altos e baixos, mas pode surpreender, seja pelo lado bom ou pelo lado ruim.

Vitória e Atlético Mineiro ficam no 1 a 1 (Foto: Globo Esporte)

Mineiros em baixa

Sem brilho, Cruzeiro, América e Atlético sofrem nessas primeiras rodadas. O caso mais grave é o Cruzeiro, que ainda não venceu e não parece mostrar sinais de melhora. Mesmo com a chegada de Marcelo Oliveira, o Galo ainda não encontrou sua melhor forma. O Coelho é candidato a volta a segundona se continuar com o futebol que está apresentando em campo.

Santa Cruz surpreende

Antes candidato ao rebaixamento, o Santa pode surpreender na competição. Irá incomodar os "grandes" e pode terminar a competição com uma vaga na Libertadores. Se forçar um pouco, pode levar o título, mas ainda "inspira cuidados".

São Paulo vence clássico contra Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)

Catarinenses não engatam

Chapecoense e Figueirense vivem momentos distintos. Enquanto do lado de Chapecó o momento é de pensar no G4, o Figueira sofre em não pontuar e deve lutar contra o rebaixamento.

Nordestinos procuram melhor formação

Sport e Vitória, ao contrário do Santa, somaram 1 e 5 pontos, respectivamente, nessas quatro rodadas. Nem jogos em casa são suficientes para “melhorar” o clima dos times. Devem também ser observados.

Paraná decepciona

Outros times que decepcionaram nesse começo foram Coritiba e Atlético Paranaense. São candidatos a brigar contra as últimas posições como no ano passado.

E você, em qual time você acredita que irá levantar a taça no final do ano?

Comentários