Fifa veta pedido da Irlanda e confirma Copa com 32 países

Um dia após fazer um pedido oficial para ser incluída na Copa de 2010, a Irlanda recebeu o veto da Fifa e não irá ao Mundial. O secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, fez o anúncio nesta terça-feira, na Cidade do Cabo.

"Não tem como isso acontecer, é impossível. Não temos esperança para dar, não existe a possibilidade de jogarmos a Copa da África com 33 times", afirmou Valcke durante entrevista no Centro Internacional de Convenções, palco do sorteio dos grupos na sexta-feira.

O secretário antecipou a decisão da Fifa, que deveria ser tomada apenas na reunião do Comitê Organizador do Mundial nesta quarta-feira. O presidente Joseph Blatter, que está em Johannesburgo, é aguardado para o evento.

A Irlanda se viu no direito de disputar a Copa do Mundo depois da polêmica repescagem europeia diante da França. Após derrota em casa, a equipe vencia o adversário em Paris no segundo jogo até Henry usar a mão e dar o gol de empate ao zagueiro Gallas na prorrogação.

Além da Irlanda, a Costa Rica também reclamou bastante da arbitragem de sua repescagem diante do Uruguai. A Fifa estuda mudar o sistema de disputa das próximas Eliminatórias por considerar injusta a classificação de uma seleção à Copa após um duelo de mata-mata.

Comentários