Mais votado da história do prêmio, Messi recebe Bola de Ouro

Eleito o melhor jogador da temporada pela revista France Football, o argentino Lionel Messi recebeu neste domingo o disputado prêmio da publicação. Em cerimônia realizada em Boulougne-Billancourt, nos arredores de Paris, o camisa 10 do Barcelona compareceu para levar para casa a Bola de Ouro e posar para fotos.

Messi é o primeiro argentino a ser premiado pela revista, recebendo nada menos que 473 das 480 indicações. Na eleição de 2009, ele derrotou o português Cristiano Ronaldo, segundo colocado, com ampla margem de votos - o astro do Real Madrid somou 233, à frente dos 170 do espanhol Xavi Hernandez. A dupla Messi e Cristiano Ronaldo deve disputar também o prêmio de Melhor do Mundo da Fifa no final do ano, com favoritismo novamente para o jovem argentino.

Atleta do Barcelona desde 2000, Lionel Messi já conquistou outros quatro prêmios individuais de destaque neste ano: Troféu Di Stéfano, para o melhor atleta do Campeonato Espanhol de 2009; Onze de Ouro, pela revista francesa Onze Mondial; Número 1 do ano, da inglesa Four Four Two, e o prêmio de melhor atleta da última edição da Liga dos Campeões.

Bicampeão europeu, tricampeão espanhol e campeão olímpico, o jovem craque de 22 anos já havia se declarado emocionado com a conquista inédita, garantida com votos de 90 dos 96 correspondentes da France Football. "É muito importante para mim. Todos que ganharam foram grandes jogadores, e outros grandes ficaram pelo caminho", disse. "Não vai ser fácil viver um ano como este 2009 e repetir."

Tímido, o virtual melhor jogador do mundo no ano dedicou o prêmio aos familiares e a seus companheiros de Barcelona. "Foram eles que me ajudaram a chegar até aqui graças aos títulos da temporada passada", afirmou, lembrando também do técnico Josep Guardiola. "Sempre disse que ele foi uma pessoa muito importante não só para mim, mas para todo o grupo", acrescentou.

Comentários