Saiba como será o sorteio da Copa do Mundo 2010

Às 15h (de Brasília), a Fifa realiza o sorteio para a próxima Copa do Mundo, na África do Sul. A divisão dos oito grupos se dará na Cidade de Cabo, mas os cabeças de chave e a divisão dos quatro potes já foram anunciados na última quarta-feira.

A única seleção com posição definida é a anfitriã África do Sul. Como o time da casa faz o jogo de estreia, os sul-africanos foram designados para o Grupo A. O sorteio se inicia para definir em quais chaves ficarão os outros sete cabeças de chave: Brasil, Argentina, Inglaterra, Espanha, Itália, Holanda e Alemanha.

Em seguida, a Fifa sorteará as oito seleções do Pote 2, onde estão os países da Ásia, América do Norte e América Central. Qualquer seleção pode ser designada para qualquer grupo. O sorteio seguinte, do Pote 3, tem uma característica diferente: Brasil e Argentina receberão um país africano, enquanto a anfitriã África do Sul enfrentará um sul-americano.

Por isso, a primeira bolinha com um representante da África, automaticamente, será destinada ao grupo do Brasil. A lógica se repete com o segundo representante, que ficará no grupo da Argentina. Por outro lado, o primeiro sul-americano vai para a chave da África do Sul.

No Pote 4, não há qualquer direcionamento. São oito bolinhas com os temidos adversários europeus, inclusive a atual vice-campeã França.

Apenas cinco chaves terão dois países do mesmo continente: são as encabeçadas por Itália, Alemanha, França, Holanda e Inglaterra.

Assim que as seleções forem sorteadas, também serão apontadas suas posições dentro de cada grupo, bem como as cidades em que jogarão. São 10 sedes na África do Sul: Johannesburgo (que tem dois estádios), Durban, Cape Town, Pretória, Port Elizabeth, Bloemfontein, Polokwane, Nelspruit e Rustenburg.

Veja os potes do sorteio:

Pote 1 (Cabeças de chave)
África do Sul, Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Holanda

Pote 2
Coréia do Norte, Coréia do Sul, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, México e Honduras

Pote 3
Nigéria, Argélia, Costa do Marfim, Gana, Camarões, Uruguai, Paraguai e Chile

Pote 4
Dinamarca, França, Grécia, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia e Suíça

Comentários