CBJ convoca para o Pan e prioriza categorias com briga olímpica acirrada

(Foto: Reprodução)


A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou a lista de 18 atletas que defenderão o Brasil no Pan-Americano de Havana (CUB), entre 29 de abril e 1º de maio. Em todas as categorias o país terá um representante com exceção do ligeiro feminino e masculino (até 48kg e até 60kg, respectivamente) e pesado feminino masculino (acima de 78kg e 100kg, respectivamente).

Esta última, aliás, tem a disputa mais acirrada pela vaga olímpica entre Rafael Silva, o Baby, e David Moura. Atualmente, os dois estão separados por apenas 26 pontos no ranking da corrida olímpica.

O desempenho deles poderá ser fundamental para a definição de quem representará o país no Rio de Janeiro, uma vez que o campeão leva 400 pontos no ranking. Quem ficar com a prata ganha 240 e o medalhista de bronze fica com 160.

No último fim de semana, Baby venceu David Moura na disputa pelo bronze do Grand Prix de Samsun (TUR) e passou o adversário na corrida olímpica.

Na categoria ligeiro feminino, a CBJ optou por levar a campeã olímpica Sarah Menezes e Nathália Brigida, medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.  Na corrida olímpica, Sarah tem 1.472 pontos, contra 739 da compatriota.

Os judocas que ainda brigam por vaga olímpica e não foram convocados para o Pan ainda poderão estar presentes no Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, de 6 a 8 de maio, e o Grand Prix de Almaty, no Cazaquistão, de 13 a 15 de maio. Além disso, até o fechamento da classificação olímpica, em 30 de maio, será disputado o Masters de Guadalajara (MEX), que reúne os 16 melhores atletas de cada categoria de peso. A competição ocorrerá entre 27 e 29 de maio.

Assim como será nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o principal critério de convocação foi a posição dos atletas no ranking mundial. De qualquer forma, os atletas que não estão nessa disputa ainda terão chances de somar pontos em, pelo menos, duas competições em maio. O planejamento foi feito pensando em dar aos candidatos às vagas olímpicas uma possibilidade de pontuação semelhante", explicou Ney Wilson, gestor de alto rendimento da CBJ.

Confira todos os convocados:

Feminino
48kg: Sarah Menezes  e Nathália Brigida 
52kg: Érika Miranda 
57kg: Rafaela Silva 
63kg: Mariana Silva
70kg: Maria Portela 
78kg: Mayra Aguiar 
+78kg: Maria Suelen Altheman e Rochele Nunes 

Masculino
60kg: Felipe Kitadai e Eric Takabatake 
66kg: Charles Chibana
73kg: Alex Pombo
81kg: Victor Penalber 
90kg: Tiago Camilo 
100kg: Luciano Corrêa 
+100kg: Rafael Silva e David Moura 

UOL Esporte

Comentários