Revezamento da Tocha Olímpica de 2016 começa em maio em Brasília



O trajeto da tocha olímpica, que acenderá a pira nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, está previamente confirmado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) desde o ínicio do ano. O fogo olímpico passará por todas as capitais brasileiras e cidades importantes ou aquelas que se candidataram a receber a tocha.

O revezamento será iniciado no dia 3 de maio, em Brasília, quando a tocha chegará de Olímpia, na Grécia, a “sede” dos Jogos Olímpicos. A cidade de Olímpia foi palco da primeira Olimpíada no mundo, na finalidade de ser uma distração para os deuses da mitologia grega.

A tocha passará por 329 cidades durante três meses e o trajeto poderá ser acompanhado por um mapa interativo lançado no dia 4 de abril pelo Ministério do Turismo. De acordo com o COI, 12 mil pessoas participarão do revezamento da tocha. Confira o mapa no final desta reportagem.

Região

No estado de São Paulo, o revezamento começará no dia 16 de julho, quando a tocha sairá de Castro, no Paraná, e entrará em SP pela cidade de Itararé (346 km da capital). O trajeto seguirá por Itapeva, Capão Bonito, Itapetininga, Sorocaba, Tatuí, Botucatu, Lençóis Paulista, Bauru, Jaú e Araraquara. No dia 18 de julho, a tocha seguirá para São Carlos. 

A chama olímpica passará por pontos importantes da região são-carlense e seguirá em direção a Ribeirão Preto. Todo o trajeto já foi vistoriado pela Força Nacional de Segurança Pública, que é responsável pela segurança dos atletas que participarão do revezamento.

Ribeirão Preto

Em Ribeirão, a tocha deve chegar por volta das 16h e passará por pontos importantes do município como as Avenidas Dom Pedro I, Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves, e seguirá ate a esplanada do Theatro Pedro II. De lá, seguirá até o Parque Luís Carlos Raya, onde o evento será encerrado por volta das 19h40. No dia seguinte, o grupo continua o trajeto pela região.

Sertãozinho

A cidade produtora de açúcar e álcool da região será um dos cinco municípios que receberão a tocha no dia 19 de julho. A prefeitura ainda não divulgou o trajeto definitivo e os possíveis festejos pela visita da tocha.

Jaboticabal

Também no dia 19 a chama passará por pontos importantes de Jaboticabal, como o Museu Histórico “Aloísio de Almeida”, o Mercado Municipal e a Casa do Artesão. O trajeto deve acontecer no final da manhã.

Bebedouro

A terceira cidade a receber a tocha é Bebedouro. O trajeto, ainda não divulgado, foi aprovado pela Força de Segurança, que estará presente com integrantes de órgãos de segurança federais, estaduais e municipais.

Barretos

A terra do Peão também receberá os festejos, que devem acontecer na própria arena do peão, em seguida próximo a Catedral do Divino Espírito Santo e abrangendo a Região dos Lagos. 

Franca

Para o encerramento do dia 19, a chama olímpica seguirá para Franca, outra cidade importante da região. De acordo com a prefeitura, “a rota terá como ponto de partida o Poliesportivo e será finalizada no Parque Fernando Costa”.

Rio Claro

No dia 20, o revezamento começará em Rio Claro, onde o trajeto também já foi aprovado. Em nota publicada no site, a prefeitura informou que o circuito será de mais de 3.000 metros, “por onde passará a tocha e também os pontos em que serão feitos os revezamentos previstos”. Ao todo, 16 pessoas terão a oportunidade de conduzir a chama pela cidade. 

“Os atletas Filipe Fuzaro, do Tiro Olímpico, e Eric Arthur Romualdo (Tatu), armador da equipe de basquete, são os indicados pelo município. Os demais ainda não foram anunciados”, informou a administração.

Limeira

Confirmada em janeiro, Limeira será um dos percursos no estado de São Paulo. Segundo nota da prefeitura enviada ao Blog, o percurso está definido, mas falta liberação do COI para ser divulgado. Também serão realizadas algumas atividades ainda em análise, além de DJ, banda, apresentações e atividades em um ponto no final do percurso. Ao todo, serão 30 condutores da chama olímpica.

A previsão de chegada da tocha no Rio de Janeiro será no dia 5 de agosto, dia de abertura dos Jogos Olímpicos. Confira o mapa interativo da tocha:


Comentários