Primeira Liga quer ter 16 times em 2017 e estuda critérios para adesão


A Primeira Liga pretende aumentar o número de participantes, de 12 para 16, na temporada de 2017. Para isso, espera contar com três datas a mais, o que seria possível com a redução de Estaduais prevista pela CBF.  A ideia seria ter entre sete ou oito datas.

O conselho da Primeira Liga vai discutir o formato do campeonato para 2017 na próxima segunda-feira, em reunião no Rio de Janeiro. Essa assembleia será realizada antes da festa de encerramento da competição de 2016.

Além do formato, haverá um debate sobre quais equipes seriam incorporadas à Primeira Liga. Não há nenhuma restrição de região, segundo dirigentes da entidade. Já houve requisição de adesão no ano passado de clubes como o Goiás.

A Primeira Liga já conta com 15 filiados, sendo que três deles Chapecoense, Joinville e Paraná não participaram do campeonato de 2016. Ou seja, se quisesse expandir o campeonato para 16 times, só seria necessário promover a entrada de mais um clube. Já há equipes de cinco Estados.

Após definirem o formato e possíveis novos clubes, os clubes da Primeira Liga vão a CBF para negociar a inclusão da competição no calendário para 2017. Além das datas, há outra questão a resolver que é se a confederação passará a incorporar a organização do campeonato, o que não é o desejo dos clubes.

UOL Esporte

Comentários