O Brasileirão vem aí!

Atlético Mineiro x Corinthians é um dos jogos que abre o campeonato nesse fim de semana (Foto: Globo Esporte)

Como todos os fanáticos por futebol estavam esperando, chegamos a mais uma edição do Campeonato Brasileiro. Em suas 4 séries (A, B, C e D), cada uma iniciando em uma data diferente. Para esse fim de semana, temos a abertura da elite do futebol, com grandes destaques, surpresas e esperanças.

Esse ano, a competição traz quatro novos times e nos despedimos de outros quatro. A volta de Figueirense, Chapecoense, Sport e Palmeiras e a queda de Vasco, Ponte Preta, Portuguesa e Náutico são as mudanças para 2014, que promete muito falatório ainda. O final da competição do ano passado deixou marcas que ainda são evidentes. A queda, pelo famoso “tapetão”, da Portuguesa e o Fluminense mantido na elite foi o grande assunto, logo após o término da série A, em dezembro. A nova situação é a do Icasa, que acusa a CBF de manter o nome de um jogador do Figueirense no BID, sendo que ele não estava regularizado. A equipe catarinense colocou o atleta em alguns jogos.

O campeonato também conta com outra novidade. Marco Polo Del Nero, em chapa única, foi eleito o novo presidente da CBF, sucedendo o então mandatário José Maria Marin. A reunião de hoje, 16, também foi para resolver as pendências apontadas pelo Icasa.

Vamos saber então o que já chamou muita a atenção no mais tradicional campeonato no país.

- Entre 1971 e 2011, o campeonato já contabilizava 15.139 jogos, com 37.764 gols marcados.

- Na campanha de 71, vencida pelo Atlético Mineiro, a equipe fez uma levantou a taça com 12 vitórias, 10 empates e 5 derrotas. O maior artilheiro daquele ano foi Dario, também do Atlético, com 15 gols marcados.

- A partir do campeonato de 2003, o campeonato passou a ser disputado em pontos corridos, sem o sistema mata-mata que definia o campeão. Com isso, o campeonato passou a ter turno e returno (jogos de ida e volta). Na primeira competição desse formato, o Santos foi consagrado campeão e o Atlético Paranaense o vice.

- O campeonato de 87 é discutido até hoje. Pelo modo que foi organizado, o Sport foi consagrado campeão da “Taça das Bolinhas”, mas o Flamenfo reivindica da decisão.  Esse ano, a CBF manteve o título com o time pernambucano, mas o rubro-negro carioca ainda diz que a decisão está equivocada.

Comentários