Figurinhas patrocinadas causam ira; Panini fará troca grátis

Figurinhas patrocinadas causaram irritação entre os colecionadores do álbum da Copa Foto: Alan Morici / Terra

Figurinhas patrocinadas causaram irritação entre os colecionadores do álbum da Copa

O álbum oficial da Copa do Mundo de 2014 conta com mais de 600 figurinhas, entre jogadores, estádios, escudos e outros símbolos do Mundial. Há, porém, nove cromos que vêm causando polêmica com quem aderiu à coleção. Ao comprar os pacotinhos, o colecionador pode encontrar uma das nove figurinhas patrocinadas (L1, L2, L3, L4, J1, J2, J3, J4 e W1) que existem no álbum.

Três patrocinadores da Copa do Mundo estão presentes em forma de cromo que é encontrado em meio a fotos de jogadores e estádios. Existe uma imagem de Cafu para a Liberty Seguros, quatro desenhos do mascote Fuleco para a Johnson & Johnson e o símbolo da escola de inglês Wise Up, um formato que não existia para outros Mundiais. A novidade não agradou os colecionadores.

Leandro Giordano, organizador de um encontro de troca de figurinhas em São Paulo, se irritou com os cromos patrocinados e já prometeu que não irá colá-los em seu álbum. "Não precisava disso. Estragou o álbum da Copa. Nunca teve isso nos outros anos em todas as outras Copas, nunca fizeram algo assim. Eu não vou colar no álbum, não faz parte da Copa. É de mau gosto. Se eu tiro uma dessas, dou para alguém. Eles apelaram", disse.

Anderson Neves, que estava em encontro com Giordano, é de uma opinião similar. "É ridículo, mas eu colei. Tem que completar o álbum. A vontade é de fazer que nem ele, nem colar no álbum", afirmou.

Editora responsável pelo álbum da Copa, a Panini disse que não vem ouvindo reclamações. Por meio da assessoria de imprensa da empresa, o presidente José Eduardo Severo Martins avisou, entretanto, que haverá a opção de fazer a troca por outra figurinha. A promessa da editora vai além. A Panini explicou à reportagem que quem se sentir prejudicado pode enviar as figurinhas por meio de carta simples para a editora (Caixa Postal 210 - Tamboré - Barueri- SP CEP 06455-972) com dados de remetente completos para a troca por cromos aleatórios, e a editora enviará dois pacotes fechados para compensar os custos postais.

Leandro Giordano prometeu não colar figurinhas patrocinadas no álbum da Copa Foto: Alan Morici / Terra

Leandro Giordano prometeu não colar figurinhas patrocinadas no álbum da Copa

"Não estamos recebendo reclamações de colecionadores. No entanto, caso algum colecionador entenda que as figurinhas institucionais dos patrocinadores não fazem parte integrante do álbum e se sinta prejudicado, a Panini colocará à disposição o serviço de atendimento ao cliente para a troca gratuita, sempre dentro da política de atender o consumidor da melhor maneira possível", explicou.

De acordo com o presidente da Panini, esse tipo de figurinha não é uma exclusividade do álbum no Brasil. "Esta ação é recorrente em vários países do mundo. Em 2010, por exemplo, já houve uma experiência no Brasil de figurinhas com apoio institucional da Visa. Vieram encartadas juntamente com o álbum, fora do envelope. Neste ano, as empresas apoiadoras tiveram a opção de ter as páginas e as figurinhas institucionais incluídas dentro dos envelopes como parte integrante do produto", disse o executivo, que argumentou que os cromos fazem parte do álbum da Copa.

"As empresas patrocinadoras da Copa do Mundo têm a opção de fazer apoio institucional em qualquer produto licenciado pela Fifa. A decisão de incluir apoio institucional nas figurinhas bem como a página institucional é da própria empresa apoiadora da Copa do Mundo - com aprovação e revisão de Fifa. Portanto, todo este material também é parte integrante do álbum", ponderou Martins. 

Terra

Comentários