Ipatinga derruba invencibilidade de dois anos do Cruzeiro

O Ipatinga derrubou neste sábado uma longa invencibilidade do Cruzeiro no Mineirão. Jogando em Belo Horizonte, o time do Vale do Aço derrotou a equipe de Adilson Batista por 3 a 0, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Mineiro de 2010.

A derrota foi a primeira do Cruzeiro em jogos pelo Campeonato Mineiro no Estádio do Mineirão desde 15 de março de 2008. Na ocasião, em falha incrível do goleiro Andrey, o time perdeu para o Rio Branco de Andradas por 1 a 0. Desde então, acumulava 25 partida sem perder no local.

Com o resultado, os cruzeirenses continuam contabilizando os três pontos que consquistaram na primeira rodada, quando derrotaram o Uberlândia também no Mineirão por 6 a 0. O Ipatinga, em compensação, se reabilita da derrota que sofreu para o Tupi na estreia por 1 a 0 em Juiz de Fora e também acumula três pontos no Estadual de 2010.

Mandante da partida, o Ipatinga começou pressionando mais o gol de Rafael, que substituiu Fábio no gol do time misto do Cruzeiro. Aos 17min, Jajá aproveitou o cruzamento de Francismar e mandou a bola na trave. Três minutos depois, o mesmo Jajá recebeu a bola na esquerda, entrou na área, limpou de Rafael e bateu para o gol. Thiago Heleno salvou em cima da linha, mas o árbitro viu toque de mão e expulso o zagueiro. Pênalti marcado, e convertido pelo ex-palmeirense Thiago Mathias aos 22min.

Aos 40min, diante da apatia cruzeirense, o Ipatinga aproveitou o vacilo da defesa e fez o segundo. Em condição legal, Francismar recebeu o lançamento pela direita, invadiu a área, driblou Rafael e tocou quase sem ângulo para ampliar para os "donos da casa".

Após o intervalo, os quadricolores fizeram 3 a 0 logo aos 6min e decretaram o derrota azul. Luizinho recebeu na direita, entrou na área, prendeu a bola e chutou de frente para o gol, dando poucas chances para Rafael fazer a defesa. Era o terceiro do Ipatinga, que derrubava os quase dois anos de invencibilidade do Cruzeiro no estádio.

A equipe do interior ainda teve a chance de fazer 4 a 0 aos 8min, em bola de Jajá que explodiu na trave. O Cruzeiro, por sua vez, tentou a resposta no chute perigoso de Jonathan aos 28min, no qual Douglas praticou boa defesa. O goleiro ainda apareceu bem de novo aos 35min, defedendo chute rasteiro de Thiago Ribeiro e garantindo o zero no placar.

No fim, após cruzamento rasteiro de Reina, Amilton quase fez o quarto gol do Ipatinga de letra - a bola foi para fora. Mesmo assim, o gol não fez falta para o Ipatinga, que volta a entrar em campo no próximo domingo, quando volta ao Mineirão para enfrentar o Atlético-MG. Um dia antes, no mesmo local, o Cruzeiro recebe o Villa Nova.

FICHA TÉCNICA

Ipatinga 3 x 0 Cruzeiro

Gols
Ipatinga: Thiago Mathias, aos 22min, e Francismar, aos 40min do primeiro tempo; Luizinho, aos 6min do segundo tempo

Ponto Forte do Ipatinga
Jajá não marcou gols, mas foi peça-chave na criação de jogadas

Ponto Forte do Cruzeiro
Mesmo batido, o time chegou com perigo após a entrada de Thiago Ribeiro

Ponto Fraco do Ipatinga
Amilton poderia ter feito 4 a 0 no fim, mas enfeitou demais e perdeu a chance

Ponto Fraco do Cruzeiro
O time misto de Adilson Batista se mostrou tecnicamente fraco

Personagem do jogo
Thiago Heleno, expulso no começo do jogo por um pênalti bastante questionável

Lance polêmico
Aos 20min do primeiro tempo, Jajá chutou e só não fez o gol porque Thiago Heleno apareceu em cima da linha para cortar. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro viu toque de mão, expulsou o zagueiro e marcou o pênalti.

Esquema Tático do Ipatinga
3-5-2
Douglas; Márcio Alemão, Thiago Matias e Max; Luizinho, Jaílton, Max Carrasco (Leanderson), Francismar (Reina) e Marinho Donizete; Jajá (Danilo Dias) e Amilton. Técnico: Gerson Evaristo

Esquema Tático do Cruzeiro
4-4-2
Rafael; Jonathan, Thiago Heleno, Cláudio Caçapa e Magalhães (Thiago Ribeiro); Fabinho, Elicarlos, Bernardo (Camilo) e Gilberto; Guerrón (Pedro Ken) e Eliandro. Técnico: Adilson Batista

Cartões Amarelos
Ipatinga: Thiago Mathias, Max, Luizinho e Max Carrasco
Cruzeiro: Pedro Ken e Eliandro

Cartão Vermelho
Cruzeiro: Thiago Heleno

Árbitro
Ricardo Marques Ribeiro

Local
Mineirão

Comentários