Com confusão, São Paulo bate Santos e conquista título nos pênaltis

O São Paulo esteve perto da derrota, mas com um gol de Ronieli no final do jogo empatou por 1 a 1, levou a decisão para os pênaltis e derrotou o Santos por 3 a 0, nesta segunda-feira, no Estádio do Pacaembu, para conquistar o tricampeonato da Copa São Paulo.

O personagem do jogo foi o goleiro Richard. Alvo de reclamações dos santistas por conta de uma falta em que recebeu apenas o cartão amarelo, o são-paulino pegou três pênaltis e garantiu que o título fosse para o Morumbi.

No tempo normal, o Santos foi melhor no primeiro tempo, fez 1 a 0 com Renan Mota, mas recuou no segundo tempo e permitiu o empate são-paulino aos 38min.

A reclamação santista ficou por conta de lances violentos praticados pelos adversários, principalmente na falta de Richard. Antes dos pênaltis, o técnico Narciso reclamou com o árbitro Thiago Duarte Peixoto e trocou empurrões com a Polícia.

Campeão em 1993 e 2000, o São Paulo encerrou uma sequência de três vice-campeonatos, em 2007, 2004 e 2001. E ainda mostrou ter uma geração talentosa, com destaques como Marcelinho, Casemiro e Lucas Gaúcho.

O Santos, por sua vez, aumentou seu jejum na competição. O único título santista foi conquistado em 1984, na última vez em que chegou à final. O time ainda foi vice-campeão em 1982.

O Santos começou melhor e envolveu o time são-paulino com toques rápidos. Os buracos da defesa tricolor proporcionaram aos santistas mais posse de bola no ataque até o gol que abriu o marcador, aos 18min.

Alan Patrick dominou pela intermediária e viu Renan Mota entrar sozinho no meio da zaga. A assistência foi precisa e o atacante santista ainda ganhou do zagueiro Bruno na dividida antes de tocar na saída do goleiro.

Mesmo antes do 1 a 0 contra no placar, o São Paulo já demonstrava nervosismo. O lateral Felipe acertou a canela do rival e recebeu amarelo em um lance que poderia provocar sua expulsão.

O Santos seguiu com as melhores chances até os dez minutos finais, quando o São Paulo colocou a bola no chão e criou duas boas chances. Na primeira, Zé Victor recebeu pela esquerda e cruzou para Ronieli marcar, Porém, o assistente marcou impedimento no primeiro lance. Na sequência, mais um arremate perigoso, desta vez de Lucas Gaúcho.

Em vantagem no placar, os santistas apostaram no contra-ataque no segundo tempo e quase ampliaram aos 6min, quando Renan Mota penetrou sozinho no meio da zaga são-paulina e foi derrubada fora da área pelo goleiro Richard. O árbitro optou por mostrar apenas o amarelo.

O São Paulo aumentou a pressão, encurralou o Santos e chegou muito próximo do empate em chutes de Ronieli e em cabeçada na trave de Casemiro. O gol de empate veio aos 39min, quando Ronieli acertou um voleio na meia-lua e mandou no ângulo esquerdo de Rafael.

Na decisão por pênaltis, Richard defendeu as cobranças de Alan Patrick, Alemão e Renan. O São Paulo marcou com Jeferson, Denis e Marcelinho e ficou com o título.

Ficha técnica:

Gols
São Paulo: Ronieli, aos 38min do segundo tempo
Santos: Renan Mota, aos 18min do primeiro tempo

Lances polêmicos
- Felipe entra na canela de santista e recebe amarelo. Santistas queriam vermelho
- Goleiro Richard sai da área, faz falta em Renan Mota, mas recebe só amarelo
- Lucas Gaúcho tromba com goleiro Rafael e santistas pedem expulsão


Ponto Forte do São Paulo
O volume de jogo no segundo tempo


Ponto Forte do Santos
Toque de bola rápido no 1º tempo

Ponto Fraco do São Paulo
Nervosismo

Ponto Fraco do Santos
Recuo excessivo no segundo tempo

Personagem do jogo
Richard, que pegou três pênaltis na decisão e ainda foi alvo de reclamações dos santistas por uma falta em que recebeu apenas amarelo

Esquema Tático São Paulo
4-4-2
Richard; Filipe Aguaí, Fabiano, Bruno Uvini e Felipe (Paulo Henrique); Casemiro, Zé Vitor, Jéferson e Marcelinho; Ronieli e Lucas Gaúcho (Dener). Técnico: Sérgio Baresi

Esquema Santos
4-4-2
Rafael; Cristian, Renato, Alemão e Wesley (Rafael Caldeira); Elivélton, Alan Silva, Alan Patrick e Nikão (Kássio); Renan Mota e Dimba (Tindurín). Técnico: Narciso

Cartões Amarelos
São Paulo: Filipe Aguaí, Casemiro, Richard, Lucas Gaúcho
Santos: Alan Patrick, Tindurín

Árbitro
Thiago Duarte Peixoto

Público
23.143 presentes

Renda
R$ 247.025,00

Comentários