Fluminense estreia no Carioca inspirado por "milagre" de 2009

O Fluminense pretende começar o Campeonato Carioca com a mesma disposição mostrada na reta final do Campeonato Brasileiro, quando contrariou expectativas gerais e escapou de ser rebaixado para a Série B com uma sequência de vitórias impressionante. Neste domingo, às 19h30 (de Brasília), em Campos, o clube das Laranjeiras estreia na Taça Guanabara, correspondente ao primeiro turno da competição regional, diante do Americano.

Como a manutenção do técnico Cuca e dos jogadores responsáveis pela reação em 2009, com destaque para o atacante Fred e o meia Conca, o Fluminense espera recuperar o título estadual e empatar o número de conquistas regionais com o rival Flamengo, que levou o troféu nas últimas três edições do torneio.

Cuca tem uma dúvida para definir o esquema que será usado pelo time em Campos. Ele testou a equipe com três zagueiros no último coletivo com a entrada do novato Leandro Euzébio, mas o time só se comportou melhor quando voltou ao 4-4-2, com a entrada de Willians na meia. O treinador explicou que vai esperar mais um pouco antes de definir a equipe.

Caso ele opte pelo 3-5-2, Leandro atuará ao lado de Gum e Dalton, saindo o meia que estava no Palmeiras em 2009. A dupla de ataque já está definida com Maicon e Fred. O jogo também marcará a estreia do lateral esquerdo Júlio César, grande destaque do Goiás no Brasileiro do ano passado.

A diretoria do Americano surpreendeu a torcida ao trocar de técnico na semana de estreia do Estadual. Cipriano Alexandre foi demitido e contratado o experiente Heron Ferreira. O novo comandante já avisou que pretende utilizar a base que vinha sendo mantida pelo antecessor, pois ainda não teve tempo de conhecer todos os jogadores do elenco. Após a fraca campanha no ano passado, a diretoria do clube campista contratou 22 jogadores, com destaque para os atacantes Luizinho (ex-Ceará) e Itacaré (ex-Vitória), além do goleiro Fred (ex-Ipatinga).

Comentários