Kirilenko vence duelo de musas e elimina Sharapova

A musa russa Maria Sharapova, campeã em 2008 e finalista em 2007, se despediu do Aberto da Austrália na estreia ao ser derrotada nesta segunda-feira pela compatriota Maria Kirilenko, número 58 do mundo, pelo placar de 7/6 (7/4), 3/6 e 6/4. Sharapova, que voltava ao torneio após ficar de fora no ano passado por uma lesão no ombro, perdeu após três horas e 22 minutos.

"Deixar o torneio na primeira semana explica tudo", resumiu Sharapova, que, no entanto, quis ser positiva. "Foi um dia ruim e é preciso conviver com isso. Há outras situações piores na vida. E há gente que nem sequer sabe que há um jogo de tênis no mundo", completou. "Voltarei à quadra e trabalharei duro até voltar a ser o que era. Voltarei a Melbourne, e estarei de novo no sábado da segunda semana (quando se disputa a final feminina)", disse.

Onze duplas faltas e 77 erros não forçados fizeram com que a musa caísse diante de Kirilenko na primeira partida da Rod Laver Arena, disputada com o teto fechado devido à chuva que caiu pela manhã em Melbourne. "O ombro dela está perfeito", justificou o fisioterapeuta de Sharapova, o espanhol Juan Reque. "Mas ela jogou muito nervosa e sem confiança".

Operada no ano passado no ombro direito, Sharapova só jogou 10 torneios em 2009, conquistando apenas um título, em Tóquio. Foi uma má temporada, na qual ela chegou a estar na posição número 126 do ranking, em maio, saindo do grupo das 10 primeiras a fevereiro pela primeira vez desde 2004. Terminou o ano como número 14 do mundo, mas este ano chegou a Melbourne sem preparação, tendo participado apenas de exibições.

Seu pai, Yuri, já não viaja com ela, e em seu banco só permanecem Reque, e seu treinador, o americano Michael Joyce, que não encontrou soluções para evitar a saída mais deprimente de sua pupila em um Grand Slam desde que caiu na primeira rodada de Roland Garros em 2003. Já a partida preliminar terminou com a vitória da russa Dinara Safina, dois do mundo e finalista no ano passado, sobre a eslovaca Magdalena Rybarikova, por duplo 6/4.

Comentários