Após provar que é mulher, Semenya quer seguir em frente

A corredora demonstrava muita concentração minutos antes do início da prova Foto: Reuters

Semenya voltará a competir em Berlim, após um ano afastada

Depois de passar por uma série de exames para comprovar que é mulher, a corredora sul-africana Caster Semenya está retornando pouco a pouco às competições. No Mundial de Atletismo de Berlim, em 2009, seu ótimo desempenho levantou suspeitas de que realmente seria mulher.

Após vencer os 800m rasos na competição, Semenya foi suspensa pela Iaaf (Associação Internacional de Federações do Atletismo) até que fosse comprovado que, de fato, a sul-africana fosse mulher, processo que demorou 11 meses.

"Eu não quero falar sobre o passado. Quero falar sobre o futuro. Estou me preparando para as Olimpíadas e só quero falar sobre isso", disse a corredora, em entrevista coletiva, na Alemanha, onde disputará o Campeonato de Atletismo de Berlim no próximo domingo.

Há boatos de que a Iaaf tenha sugerido à atleta que passasse por tratamento médico, assunto sobre o qual Semenya se recusou a comentar. "Não quero falar sobre ninguém que é maior do que eu. Se quiserem saber de algo, terão de ir diretamente a eles", declarou.

Apesar de ficar quase um ano longe das pistas, Semenya disse que foi bom descansar um pouco. "Foi bom passar um tempo com a minha família, amigos. Foi bom descansar. Talvez agora eu possa voltar com bons tempos", afirmou a atleta.

Já o empresário e agente de Semenya, Jukka Harkonen, não escondeu o descontentamento com a "punição". "Acabou, o caso é passado. Não entendo ainda o porquê de tanta demora para que a suspensão fosse retirada", declarou.

Semenya já participou de duas pequenas corridas na Finlândia, correndo com os tempos 2min04s22 e 2min04s41, bem distante da marca dos 800m no Mundial de Berlim: 1min55s45. A meta da atleta é correr abaixo dos dois minutos.

Além de Berlim, a atleta vai correr nas finais da Liga de Diamante em Bruxelas, no dia 27 de agosto, e também em duas competições na Itália (Rovereto no dia 31 e Milão em 9 de setembro).

Comentários