No último teste antes do Mundial, Brasil vence a França

   Foto: AFP

Leandrinho teve boa atuação na partida com 16 pontos anotados

No último teste antes da disputa do Mundial de basquete, o Brasil venceu a França por 79 a 66, nesta terça-feira, em partida válida pelo Torneio de Villeurbane, em Lyon. A competição serve como preparação para o Mundial da modalidade, que será realizado na Turquia, a partir do dia 28 de agosto.

O Brasil havia perdido para a França, na última sexta-feira por 58 a 56, em partida amistosa e desta vez conseguiu superar a forte seleção francesa, que não conta com o armador do San Antonio Spurts, Tony Parker que não se apresentou à equipe por razões particulares.

O pivô Anderson Varejão, que não atuou na vitória brasileira diante da Costa do Marfim, na segunda, voltou às quadras e começou a partida como titular. Mas o jogador atuou apenas por nove minutos, sendo preservado pela comissão técnica no restante do duelo.

Os destaques brasileiros na partida foram o pivô Tiago Spliter, cestinha com 19 pontos, e o ala Marcelinho Machado, que saiu do banco para marcar 18 pontos e ser decisivo na virada brasileira. Pelo lado francês, o pivô Ali Traoré foi o grande destaque, com 16 pontos.

A partida começou com um ritmo acelerado, e o Brasil conseguiu abrir uma vantagem de 12 a 6 em contra-ataques. Com a desvantagem, o técnico francês pediu tempo para ajustar a sua equipe e a tática deu certo.

Após a parada, a equipe francesa voltou mais concentrada e conseguiu virar o placar e terminar a parcial vencendo por 22 a 18. Perdendo o jogo, a Seleção começou a apelar para as bolas de três, porém, a pontaria não estava das melhores e os franceses aproveitavam os erros nos arremessos de longa distância dos brasileiros para aumentar a vantagem.

No final do segundo quarto, todavia, com uma forte defesa, a Seleção voltou a equilibrar as ações e foi para os vestiários perdendo por cinco pontos: 44 a 39.

A parada fez bem à equipe brasileira e, com um começo fulminante no terceiro período, o Brasil virou e deixou os franceses completamente perdidos na partida.

A dupla Marcelinho Huertas - que marcou 15 pontos e distribuiu oito assistências - e Tiago Splitter começou a funcionar bem nas jogadas de pick and roll. Já Leandrinho e Marcelinho Machado conseguiram converter algumas cestas de três pontos para deixar o Brasil na frente: 65 a 53.

Com a parcial anterior de 26 a 9 para o Brasil no terceiro quarto, os franceses voltaram mais ligados e conseguiram reduzir para seis pontos, restando três minutos para o final da partida. No entanto, Leandrinho cadenciou a partida e conseguiu segurar a vitória para o Brasil.

O Brasil estreia no Mundial contra o Irã, no dia 28 de agosto, às 15h30 (horário de Brasília). Os comandados do técnico Rúben Magnano estão no Grupo B da competição, ao lado de Croácia, Eslovênia, Estados Unidos, Irã e Tunísia.

Comentários