Arena Pantanal estreia inacabada e mais de 1 ano atrasada

Arena Pantanal receberá Santos x Mixto-MT Foto: Keka Werneck / Especial para Terra

Arena Pantanal receberá Santos x Mixto-MT

A Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), abrirá os portões ao público pela primeira vez nesta quarta-feira, 2 de abril, para o jogo Mixto e Santos. A estreia será um teste para medir as condições da arena que vai sediar quatro jogos da Copa do Mundo de 2014: Chile e Austrália (13/6); Rússia e Coréia do Sul (17/6); Nigéria e Bósnia (21/6); e Japão e Colômbia (24/6). O jogo Mixto e Santos, pela Copa do Brasil, começa às 21h (22h de Brasília).

A arena, embora ainda inacabada, já está em fase de finalização. No entanto, a um dia do evento teste, o cenário ainda é de canteiro de obras em frente ao estádio, com material de construção e funcionários para todo lado. A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) informa que os trabalhos só serão suspensos na quarta devido ao tempo exíguo para a conclusão do empreendimento.

A 72 dias da Copa, ainda faltam instalar 25 mil assentos esportivos. Ao todo, a arena terá 41.390 lugares. Já estão prontas 16 mil cadeiras. A Kango, empresa responsável por este serviço, tem até o dia 26 de abril para finalizá-lo. Alimpeza geral, inclusive para retirada de restos de material de construção, também é pendência.

A obra começou a ser construída dia 26 de abril de 2010, ou seja, um ano após o anúncio que Cuiabá seria uma das 12 cidades-sede. Deveria ter sido inaugurada em dezembro de 2012, conforme a primeira data estabelecida. Mas chega à fase final só agora, um ano e quatro meses depois da previsão inicial.

Já estão prontos os camarotes (97), os banheiros (948 posições) e o estacionamento (2.831 vagas). O gramado e a iluminação também já foram aprovados.

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), fez a última visita à obra na sexta-feira (28) e garantiu: "nós estamos seguros da qualidade de tudo que estamos entregando".

O jogo Mixto e Santos terá casa cheia, dentro da capacidade reduzida para 20 mil torcedores com ocupação apenas das arquibancadas inferiores. Os ingressos estão esgotados há mais de uma semana, conforme a empresa Mario Zeferino, responsável pelas vendas. No entanto, o site da empresa voltou a vender ingressos na segunda para o setor atrás do gol do Mixto. Motivo: alguns torcedores retiraram o boleto, mas não pagaram.

Os ingressos custaram R$ 80 para as arquibacadas na lateral do campo e R$ 60, atrás dos gols. O direito à meia-entrada também foi assegurado.

Segurança
Por medida de segurança, a FIFA não autorizou o jogo teste com lotação completa. Afinal, é a primeira vez que os portões são abertos ao grande público. Quem chama a atenção para outro aspecto da segurança na Arena Pantanal é o delegado Luciano Azevedo Salgado, chefe da Delegacia de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal (DELESP).

Previsão inicial de entrega da Arena Pantanal era dezembro de 2012 Foto: Keka Werneck / Especial para Terra

Previsão inicial de entrega da Arena Pantanal era dezembro de 2012

Segundo ele, é um problema crônico em Mato Grosso encontrar profissionais na iniciativa privada que tenham curso de qualificação em segurança exigido por lei. “Nós vamos estar lá no estádio na hora do jogo e não vamos deixar trabalhar quem não estiver apto para tal”, avisa o delegado.

Conforme a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), no dia do jogo serão acionados mil homens e mulheres de diferentes órgãos como a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, que irão atuar em parceria.

Está prevista uma panfletagem do Comitê Popular da Copa em frente ao estádio. A ideia do Comitê é “promover um diálogo crítico junto à população sobre os gastos excessivos com a Copa”.

Haverá controle de acesso de veículos na área próxima à Arena Pantanal e somente os veículos de moradores poderão acessar as ruas das 17h às 0h, já prevendo a dificuldade de deslocamento na região. A Secopa passou orientações para chegar ao estádio.

Além deste jogo, ainda haverá, no dia 26 de abril, um outro teste no estádio, antes da Copa. Luverdense e Vasco da Gama se enfrentam pela segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A presidenta Dilma Rousseff (PT) deve estar presente.

Terra

Comentários