PSG e Chelsea se enfrentam na Champions em duelo de 'novos ricos'

O Paris Saint-Germain recebe nesta quarta-feira o Chelsea no Parque dos Príncipes, na partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões, um duelo entre dois modelos de 'novos ricos' do futebol europeu que contam com 10 brasileiros em seus respectivos elencos.

São seis no PSG (Thiago Silva, Maxwell, Alex, Marquinhos, Lucas e Thiago Motta, naturalizado italiano) e quatro no clube londrino (David Luiz, Oscar, Ramires e Willian).

Ambos construíram equipes repletas de craques, que tiveram ascensão meteórica graças a investimentos maciços de bilionários estrangeiros.

A diferença é que o Chelsea fez isso dez anos antes do PSG, com o russo Roman Abramovitch, e hoje tenta minimizar os gastos para se enquadrar nas novas regras do 'fair-play financeiro' da Fifa.

O técnico dos 'Blues', José Mourinho, chegou inclusive a ironizar os parisienses e seus investidores do Catar, que gastaram sem pudores nos últimos anos.

O português disse que aceitaria avaliar uma proposta mirabolante de 360 milhões de euros por Eden Hazard e Oscar, as duas joias do seu elenco, mas avisou que "se o fair-play financeiro for de fato aplicado, eles não terão o dinheiro para comprar esses jogadores".

O certo é que Abramovitch precisou esperar 10 anos para colher frutos dos seus investimentos no cenário europeu, com a conquista da Liga dos Campeões.

Os catarianos do PSG estão com mais pressa e esperam passar pelas quartas de final, depois de serem eliminados nesta altura da competição pelo Barcelona no ano passado.

Na ocasião, Messi e companhia só levaram a melhor por ter anotado mais gols fora de casa, empatando em 2 a 2 no Parque dos Príncipes e em 1 a 1 no Camp Nou.

Desta vez, o adversário é complicado, mas passou por altos e baixos nestas últimas semanas. Implacável em Stamford Bridge, o Chelsea humilhou há dez dias o Arsenal por 6 a 0 no milésimo jogo do técnico Arsène Wenger no comando dos 'Gunners'.

Fora dos seus domínios, porém, os 'Blues', vêm de duas derrotas seguidas, ambas por 1 a 0, diante de Aston Villa e Crystal Palace, equipes que estão longe de brigar pelos primeiros lugares na Premier League.

No último fim de semana, os comandados de Mourinho perderam a liderança do campeonato ao serem desbancados pelo Liverpool, que goleou o Tottenham por 4 a 0 no domingo.

O PSG, por sua vez, caminha a passos largos rumo ao bicampeonato na Ligue 1. O time da capital francesa superou o Nice por 1 a 0 na última sexta-feira e abriu 13 pontos de vantagem sobre o vice-líder Mônaco, que foi derrotado no campo do Evian, também pelo placar mínimo.

Até o próprio Mourinho deixou escapar na imprensa inglesa que via o PSG como um forte candidato ao título na 'Champions'.

No entanto, vindo de um técnico conhecido por ser um especialista da 'guerra psicológica', isso pode ser visto tanto como uma forma de desestabilizar o adversário quanto de motivar seus jogadores.

O português sabe como ninguém como abordar a competição, que conquistou com dois clubes diferentes (Porto em 2004 e Inter de Milão em 2010). Campeão da Liga Europa na temporada passada, o clube inglês já mostrou que pode brilhar no cenário europeu mesmo quando não está a 100% nas competições nacionais.

Já o astro sueco Zlatan Ibrahimovic, que já foi comandado por 'Mou' na Inter, usou a mesma estratégia, afirmando nesta terça-feira que o Chelsea era "super favorito".

"Eles têm muito mais experiência, estão no mais alto nível europeu há dez anos e foram campeões há dois anos", justificou.

Os 'Blues' têm, de fato, muito mais vivência do que o PSG em competições continentais, embora o clube parisiense tenha contratado recentemente atletas experientes que já disputaram a 'Champions' várias vezes com seus antigos clubes, como Thiago Silva ou Ibrahimovic.

A maior dor de cabeça de Mourinho será no ataque, com o desfalque do veterano camaronês Samuel Eto´o, que está lesionado, e a má fase atual dos seus substitutos, o espanhol Fernando Torres e o espanhol Demba Ba.

Ele pode contar, porém, com vários meias talentosos, como Hazard, Oscar e Willian, que deve disputar posições como a alemão Andre Schürrle.

Já o PSG contará com força máxima e apostará no poder de fogo dos seus artilheiros. 'Ibra' está voando baixo nesta temporada, com dez gols marcados em oito jogos na 'Champions', e Cavani está de volta de lesão.

A principal dúvida será justamente o jogador que formará o trio de ataque com o sueco e o uruguaio, sendo que Lavezzi vem sendo preferido a Lucas nas últimas semanas.

París SG: Sirigu - Jallet, Alex, Thiago Silva, Maxwell - Matuidi, Thiago Motta, Verratti - Cavani, Ibrahimovic, Lavezzi (ou Lucas). T: Laurent Blanc

Chelsea: Cech - Ivanovic, Cahill, Terry, Azpilicueta - Ramires, Lampard, Oscar, Hazard, Willian (ou Schürrle) - Torres. T: José Mourinho.

Terra

Comentários