Ribeirão Preto participa do 5º Endurinho Equestre Adaptado

(Foto: Reprodução)


No próximo sábado, dia 24 de setembro, a cidade de Pontal (SP) será palco da 5ª edição do Endurinho Equestre Adaptado – voltado a paratletas.

O evento é promovido pela Associação de Equoterapia Vassoural (AEV), uma Organização da Sociedade Civil, e reunirá 20 paratletas, entre crianças, adolescentes e adultos com deficiência, beneficiados pelo programa de Equoterapia da AEV .

“Nosso objetivo será proporcionar inclusão social através da prática do Esporte Equestre, de forma a intensificar e valorizar a prática desportiva entre pessoas carentes, sendo elas deficientes ou não, mas que estejam aptas para tal prática”, a fisioterapeuta Elaine Cristina S. Leite, vice-presidente da associação.

Segundo ela, o encontro promove uma melhora na qualidade de vida de todos os envolvidos, desde os esportistas até seus familiares, influenciando positivamente em sua autoestima, autoconfiança, desenvolvimento de afetividade, fortalecimento de vínculos e integração, tanto social como de toda família.

Dos 20 praticantes, 14 são homens com 8 a 42 anos e 6 são mulheres com idade de 07 a 18 anos, das cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Viradouro e São Joaquim da Barra.

“Foram analisados aqueles praticantes que demonstraram maior autonomia e independência para guiar seu cavalo durante os atendimentos semanais da equoterapia. Os selecionados foram inseridos no esporte e então, preparados com exercícios específicos de equitação adaptada levando em consideração suas potencialidades bem como suas dificuldades”, explica Elaine.

O 5º Endurinho Equestra Adaptado será aberto a convidados e não incentiva a competição. Seu foco é participativo com olhos para a inclusão social.

“Reuniremos os participantes e seus familiares para um lanche de confraternização após o evento, pois esse momento de sociabilização das famílias é sinônimo de uma grande festa e alegria, criando memórias positivas e afetivas muito importantes”, concluiu a fisioterapeuta.

O projeto tem o patrocínio da Engevap Engenharia e Equipamentos Ltda, Ouro Fino Saúde Animal e Savegnago Supermercados.


SERVIÇO

5º Endurinho Equestre Adaptado

Dia 24 de setembro – sábado

Das 8h às 12h

Associação de Equoterapia Vassoural (AEV)  - Rodovia Maurílio Biagi Km 5,5, 57 - Pontal

Informações:  (15) 3411-9669 / jornalismo@matrizdacomunicacao.com.br

Comentários