Em contagem regressiva, África comemora chegada do ano da Copa

Nas primeiras horas desta sexta-feira, a África do Sul foi palco de grande festa pela chegada de mais um ano, este, segundo as palavras do presidente Jacob Zuma, um dos mais importantes da história do país. Isto porque 2010 marcará a chegada da Copa do Mundo, fato que já inaugura a contagem regressiva para receber o maior evento de futebol no planeta.

Em sua tradicional mensagem de Ano-Novo à população sul-africana, Zuma fez questão de mostrar a importância de 2010 e pediu o apoio de todos para fazer do Mundial um sucesso. "1º de janeiro de 2010, marca o início do ano mais importante do nosso país desde 1994. Deve ser o ano em que trabalharemos juntos para tornar a Copa do Mundo o maior ponto de comercialização do nosso país. Temos que colocar a cultura de negatividade atrás de nós", afirmou.

De acordo com o presidente, o investimento que o país receberá deve ser tratado de forma responsável para deixar uma herança estrutural para o futuro. "Deve ser um ano em que colocaremos a África do Sul em primeiro lugar e levar adiante a nossa missão coletiva de fazer deste país uma das democracias constitucionais de maior sucesso no mundo", disse Zuma. "A Copa deve contribuir a longo prazo para o crescimento econômico e a criação de empregos decentes", completou.

Antes mesmo do início do Mundial, que agora restam 160 dias para seu início, o presidente sul-africano já festeja os resultados da mudança que atingiu o país. Em seu discurso, Zuma afirmou que a Copa ajudou o país a amortecer os efeitos negativos de uma economia em recessão, com milhares de pessoas empregadas durante a construção de estádios e outras infra-estruturas. "Agora todos nós devemos ser embaixadores ativos de nosso país", disse ele. "Temos de tornar 2010 um ano mais emocionante e agradável para todos nós. Feliz Ano-Novo e feliz 2010 para todos vocês", encerrou.

Comentários