"Rei" dos nocautes, brasileiro desafia ex-campeão no UFC

Dono de uma impressionante marca de 14 vitórias em suas 15 lutas no Ultimate Fighting Championship, sempre com arrasasores nocautes sobre seus adversários, o brasileiro Thiago Silva será mais uma vez atração principal no maior evento de artes marciais do mundo. Na madrugada deste domingo, o competidor fará o duelo mais aguardado da edição 108 do UFC, a primeira do ano de 2010, quando desafiará o ex-campeão dos meio-pesados Rashad Evans na MGM Arena, em Las Vegas.

Faixa-preta em jiu-jitsu, Silva ganhou notoriedade por seu estilo agressivo e início arrasador. Em seu último combate, em agosto do ano passado, no UFC 102, derrubou Keith Jardine em apenas 95s. Aos 26 anos, o brasileiro pode se gabar de ter superado seus rivais no octógono em até dois rounds em todas as suas vitórias. O único tropeço de sua carreira ocorreu justamente contra um compatriota, Lyoto Machida, dono do cinturão da categoria, em janeiro de 2009.

Na tentativa de se reerguer e tentar "roubar" o cinturão das mãos do rival baiano, Silva terá pela frente em Las Vegas um dos maiores nomes da atualidade e que também quer se confirmar como ameaça a Lyoto. Nem por isso o brasileiro se sente ameaçado e aproveita para cutucar o oponente. "Sinto que, quanto maior a luta, melhor eu faço. Estar na luta principal de qualquer edição do UFC sempre foi um grande gol. Rashad é um ótimo lutador, mas é melhor que ele esteja preparado em todos os aspectos das artes marciais mistas", provocou.

No entanto, do outro lado, Rashad Evans se mostra preparado para retomar o cinturão. Dono de grandes vitórias contra ícones da categoria, incluindo massacres consecutivos contra Chuck Liddell e Forrest Griffin, o nativo de Nova York e ex-atleta de luta olímpica da Universidade de Michigan ganhou 18 de suas 20 lutas e empatou contra o ex-campeão Tito Ortiz. Especialista em finalizações e nocautes, o lutador de 30 anos precisará de todas as suas habilidades para vingar Jardine, seu parceiro em treinos.

"Esse é o primeiro passo para pegar o título de volta. Thiago é um lutador perigoso em pé e no solo. Eu sempre aprecio a oportunidade de encarar uma grande luta e dar um show para os fãs", disse Evans, confiante na vitória sobre o brasileiro no duelo que substitui a luta entre Rodrigo "Minotauro" Nogueira e Cain Velásquez, já que o baiano teve um grave ferimento no seu cotovelo esquerdo. "Rashad Evans e Thiago Silva darão um pontapé no ano novo com uma grande luta. Ao mesmo tempo, nós desejamos que Minotauro se recupere rápido e estamos ansiosos para o seu retorno", afirmou Dana White, presidente do UFC.

Outro brasileiro em ação

Antes de o paulista Thiago Silva atrair para si todos os holofotes, outro representante nacional estará em ação na MGM Arena. Também integrando o card principal, Junior "Cigano" dos Santos fará duelo contra Gilbert Yvel, que estreia no campeonato nesta edição. O brasileiro lutou pela primeira vez no UFC em outubro de 2008 contra Fabrício Werdum. Desde então, segue invicto, com triunfos sobre o croata Mirko Cro Cop e o holandês Stefan Struve.

Confira os combates do UFC 108:

Card principal:

Rashad Evans x Thiago Silva
Joe Lauzon x Sam Stout
Junior Dos Santos x Gilbert Yvel
Martin Kampmann x Jacob Volkmann

Lutas preliminares:

Cole Miller x Dan Lauzon
Vladimir Matyushenko x Steve Cantwell
Mark Munoz x Ryan Jensen
Mike Pyle x Jake Ellenberger
Rafaello Oliveira x John Gunderson

Comentários