Confira o caminho dos brasileiros na Copa Libertadores 2012

Campeão brasileiro, Corinthians vai encarar paraguaios, mexicanos e venezuelanos na primeira fase. Foto: Agência Lance

Campeão brasileiro, Corinthians vai encarar paraguaios, mexicanos e venezuelanos na primeira fase

A definição do Campeonato Brasileiro de 2011 direcionou o caminho dos últimos clubes brasileiros classificados para a próxima edição da Copa Libertadores da América. Fluminense, Internacional e Flamengo se posicionaram nos "números" escolhidos pela Conmebol em seu sistema confuso, e já sabem para quais países terão que viajar para disputar a fase de grupos e a Pré-Libertadores, no caso do time gaúcho e do rubro-negro.

Internacional e Santos

Quinto colocado na Série A desta temporada e último clube a garantir um lugar no torneio continental, o Internacional enfrentará o terceiro representante colombiano, ainda indefinido. O primeiro confronto, marcado para o dia 25 de janeiro, será disputado no Estádio Beira-Rio. Há a chance de o rival da equipe colorada ser definido na próxima quinta-feira, colocando à frente dos gaúchos um adversário conhecido dos brasileiros.

O Once Caldas, time com melhor índice técnico do ano no país, terá pela frente o Inter caso seja eliminado do Clausura pelo América de Cali - se permanecer na disputa, a equipe ainda pode avançar como o Colômbia 2. O primeiro duelo, disputado no Estádio Pascual Guerrero, terminou em um empate sem gols. O segundo duelo será disputado na altitude de Barranquilla, na próxima quinta-feira.

O Internacional, caso passe pelo qualificatório, entrará no Grupo 1, e terá como rival logo na etapa de grupos o primeiro brasileiro: o Santos, atual campeão da Libertadores e cabeça de chave. Completam o enquadramento o campeão peruano e o vencedor do Apertura boliviano.

Flamengo

Primeiro clube na zona da Pré-Libertadores, o Flamengo enfrentará o terceiro clube boliviano, vaga que atualmente é do Real Potosí. O duelo só não ocorrerá caso o Bolívar repita a campanha do Adecuación e seja campeão também no Apertura, resultado que obrigaria uma disputa extra entre o Potosí e o vice-campeão do atual torneio.

Fluminense

O Fluminense, que se assegurou na fase de grupos da Copa Libertadores ao empatar por 1 a 1 com o Botafogo, encarará um duro desafio logo de cara. O Boca Juniors, campeão do Torneio Apertura também neste domingo, será o cabeça de chave do Grupo 4 e terá pela frente o campeão brasileiro de 2010. Completam a chave o Zamora, da Venezuela, e o vencedor do duelo entre o Arsenal, da Argentina, e um representante peruano.

Corinthians e Vasco

O campeão e o vice do Brasileiro 2011, por outro lado, já sabiam o caminho inicial na competição mais importante do continente sul-americano. O time do Parque São Jorge encabeça o Grupo 6 e encontrará o Deportivo Táchira, da Venezuela, o campeão do Clausura paraguaio e o Cruz Azul, do México.

Vice-campeão do Brasileiro, mas classificado ao torneio por conta do título da Copa do Brasil, no primeiro semestre, o Vasco também conheceu os primeiros adversários na briga pelo bicampeonato da Libertadores. O time de São Januário encarará o Nacional-URU, o Peru 2 (vice-campeão peruano) e o ganhador do duelo 4 da fase preliminar, entre Paraguai 3 e Equador 3.

Pré-Libertadores
Confronto 1: Arsenal (Mandante no 1º jogo) x Peru 3
Confronto 2: Flamengo x Bolívia 3 (Mandante no 1º jogo)
Confronto 3: Peñarol (Mandante no 1º jogo) x Caracas
Confronto 4: Paraguai 3 x Equador 3 (Mandante no 1º jogo)
Confronto 5: Internacional (Mandante no 1º jogo) x Colômbia 3
Confronto 6: Tigres x Chile 3 (Mandante no 1º jogo)

Grupo 1: Santos, Peru 1, Bolívia 2 e Ganhador 5
Grupo 2: Paraguai 1, Equador 2, Argentina 3 e Ganhador 2
Grupo 3: Bolívar (BOL), Colômbia 2, Chile 2 e Ganhador 6
Grupo 4: Boca Juniors (ARG), Zamora (VEN), Fluminense e Ganhador 1
Grupo 5: Nacional (URU), Peru 2, Vasco e Ganhador 4
Grupo 6: Corinthians, Deportivo Táchira (VEN), Paraguai 2 e Cruz Azul (MEX)
Grupo 7: Vélez Sarsfield (ARG), Equador 1, Defensor Sporting (URU) e Chivas Guadalajara (MEX)
Grupo 8: Universidad do Chile (CHI), Atlético Nacional-COL, Argentina 4 e Ganhador 3

Comentários