No COL, Ronaldo ganha apoio de Blatter e do ministro do Esporte

Ronaldo será membro do conselho de administração do COL ao lado de Teixeira. Foto: Mowa Press/Divulgação

Ronaldo será membro do conselho de administração do COL ao lado de Teixeira

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, deram apoio nesta quinta-feira à nomeação do ex-atacante Ronaldo como integrante do novo conselho de administração do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014.

Blatter e Rebelo destacaram a carreira vitoriosa do ex-jogador, maior artilheiro de todos os Mundiais e campeão da competição em 1994 e 2002 com a Seleção Brasileira.

"Ronaldo é um brasileiro que mostrou grande capacidade de superação e dedicação em todos os desafios que enfrentou. Estou certo que, nesta nova tarefa, também terá um grande papel", disse o ministro em comunicado. "Reforço a disposição do ministério em trabalhar de forma harmônica com o COL e a Fifa."

Ronaldo foi escolhido pelo presidente do COL e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, para fazer parte do conselho, órgão responsável por tomar as decisões principais do comitê, com o objetivo de neutralizar as críticas à preparação do Brasil e os conflitos com a Fifa e o governo federal.

Comentando a novidade, Blatter disse que a entidade estava muito satisfeita "com o compromisso do Ronaldo de contribuir para o sucesso da Copa do Mundo".

"Acreditamos que ele terá um papel muito importante em sua quinta Copa do Mundo, desta vez fora do campo. Desejamos a ele o melhor neste novo trabalho", acrescentou o suíço em nota.

Ronaldo será um dos três integrantes do conselho, ao lado de Teixeira e de um terceiro membro ainda a ser escolhido. Segundo o presidente da CBF, o ex-jogador "é a voz perfeita para o momento de conciliação em torno da Copa de 2014".

"Não tinha nada a ganhar com isso, só a perder", apontou Ronaldo. "Mas a minha ambição de fazer com que as pessoas se aproximem, as partes se aproximem, o povo se sinta orgulhoso desse evento... decidi enfrentar, sabendo que seria alvo de críticas, de desconfianças, e sabendo que poderia até mesmo jogar pela janela toda uma história de sucesso, de credibilidade".

O ex-atacante, que desde que se aposentou dos campos em fevereiro de 2011 tornou-se empresário do setor esportivo, disse que vai abrir mão do salário do comitê e afirmou que não haverá qualquer interferência em sua nova função devido aos acordos de patrocínio pessoal ou por conta de negociações de sua agência de marketing esportivo, a 9ine.

Comentários