Grosjean assina com Lotus e B. Senna deve ser reserva, diz site

Francês Grosjean teria ganhado disputa com Bruno Senna e Petrov. Foto: Getty Images

Francês Grosjean teria ganhado disputa com Bruno Senna e Petrov

De acordo com o site de automobilismo ItaliaRacing, o sonho de Bruno Senna de disputar a temporada de 2012 da Fórmula 1 com a Lotus acabou. O veículo italiano informou nesta quarta-feira que o francês Romain Grosjean assinou contrato com a equipe para o ano que vem. Assim, o brasileiro provavelmente teria de se contentar com a vaga de reserva, a qual ocupava até o alemão Nick Heidfeld ser demitido do time, antes do último Grande Prêmio da Bélgica.

O site citou fontes francesas "mais do que confiáveis" para noticiar que Grosjean será parceiro do finlandês Kimi Raikkonen. "Falta só o anúncio oficial, mas o contrato teria sido assinado nos últimos dias", apontou o veículo.

Atual campeão da GP2, o francês teria ganhado a disputa com Bruno Senna, Vitaly Petrov e outros candidatos como Rubens Barrichello e Adrian Sutil pelo "ótimo rendimento nos testes recentes" e pela "positiva evolução nos dois anos depois" da demissão da Renault, ocorrida em 2009.

Naquela temporada, o piloto, 25 anos, substituiu o brasileiro Nelsinho Piquet e, ao lado do espanhol Fernando Alonso, disputou sete corridas como titular, decepcionando: seu melhor resultado foi a 13ª colocação no Grande Prêmio do Brasil. Neste ano, ele participou dos treinos livres em Abu Dhabi e em São Paulo. No circuito de Interlagos, superou o sobrinho de Ayrton Senna na primeira sessão da sexta-feira.

Ainda de acordo com os italianos, "o interesse da Renault e a chegada de um patrocinador pessoal de Grosjean" teriam pesado na decisão da Lotus, que até 2011 se chamava Lotus Renault. Parte das ações da escuderia ainda é da marca francesa.

O site concluiu informando que agora "falta entender" o futuro de Petrov e Bruno Senna. "O brasileiro parece querer o papel de terceiro piloto", analisou o veículo, contando ainda que o russo esteve na fábrica da equipe em Enstone, na Inglaterra, durante a semana para "discutir" o futuro.

O piloto tem contrato para 2012, mas deve negociar uma rescisão recebendo um ressarcimento. "Petrov e seus patrocinadores tentariam então uma aproximação com a Marussia tirando o lugar de Timo Glock". O alemão já foi confirmado pelo time cujo nome era Virgin para a próxima temporada, assim como o estreante francês Charles Pic.

Comentários