Presidente do Barça: gostamos de jogar o futebol que vocês inventaram

Com show, o Barcelona derrotou o Santos e venceu o Mundial de Clubes. Foto: AFP

Com show, o Barcelona derrotou o Santos e venceu o Mundial de Clubes

A exibição do Barcelona na decisão do Mundial de Clubes da Fifa neste domingo resultou em uma verdadeira nostalgia por parte dos "românticos" futebolísticos. Com toques rápidos, precisos e muita técnica, o clube catalão botou o Santos "na roda" e conquistou a competição depois de uma vitória incontestável por 4 a 0. A filosofia e a forma de jogo do atual campeão europeu é inspirada no próprio futebol brasileiro, como afirmou o presidente Sandro Rosell.

"O Barcelona mostrou hoje (domingo) que gostamos de jogar bola, de trabalhar o time como se estivesse em casa. Queremos mostrar ao mundo como gostamos do jogo bonito que vocês inventaram", ressaltou o presidente do Barcelona, depois do massacre aplicado sobre o Santos em Yokohama.

Diante do Santos, um clube marcado nos últimos anos pelo futebol bem jogado e com destaques individuais capazes de resolverem o jogo, como Neymar e Paulo Henrique Ganso, o Barcelona teve uma das atuações mais soberbas da história do Mundial. Sem tomar conhecimento do adversário, o time catalão manteve a conhecida postura paciente e anulou completamente qualquer reação do time de Muricy Ramalho.

Durante o confronto deste domingo, o Barcelona permaneceu com a posse durante 73% do tempo em que a bola rolou no ótimo gramado do Yokohama Stadium. Na troca de passes, a diferença acabou sendo ainda maior. Comandado por Xavi, Iniesta e Fàbregas no setor de meio-campo, o clube europeu trocou 768 passes, contra apenas 233 do adversário brasileiro, justamente o País que tanto valoriza esta qualidade.

Após o massacre, todos os jogadores no time brasileiro foram unânimes em reconhecer a superioridade catalã. A frase mais marcante acabou dita por Neymar, justamente um dos "símbolos" atuais do futebol bem jogado, do futebol imposto pelo Barcelona durante os últimos anos e, ainda mais, neste domingo.

"Não sei se o Barcelona é imbatível, mas é o melhor time do mundo. Hoje aprendemos a jogar futebol. O Barcelona foi muito superior, tem jogadores fantásticos. O que vivemos aqui, com certeza levaremos como lição", declarou Neymar, que viu também Muricy Ramalho ressaltar a atuação e o esquema do Barcelona para diminuir o abatimento pelo vice-campeonato no Japão.

"Pelo time que perdemos, não tem impacto nenhum. Temos que saber que jogamos três finais neste ano (Paulista, Libertadores e Mundial). É claro que a gente esquece as coisas e não valoriza. Se jogamos três finais no ano é que fizemos um grande trabalho", disse.

Rogério: Se falou tanto nessa decisão, disse tanto que o time se preparou por 6 meses, pra chegar na final e levar um baile do Barça. Admito que o time espanhol era bem superior, mas foi uma vergonha o placar. Acho que o Santos não entrou em campo para ganhar.

Comentários