Conmebol abre inquérito e pode tirar Morumbi da Libertadores

Confusão entre São Paulo e Tigre será investigada pela Conmebol Foto: Bruno Santos / Terra

Confusão entre São Paulo e Tigre será investigada pela Conmebol

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) abriu nesta segunda-feira um inquérito para investigar os incidentes da segunda partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Tigre, em dezembro do ano passado. Citado em três artigos do regulamento da competição, o clube tricolor pode inclusive perder o direito de mandar as partidas da Copa Libertadores da América no Morumbi - o estádio, porém, está liberado para o confronto desta quarta-feira, contra o Bolívar (BOL), pela fase preliminar.

A Conmebol deu ao São Paulo um prazo até as 20h (de Brasília) de quarta-feira para formular a defesa sobre os incidentes no vestiário do Morumbi que marcaram a final da Sul-Americana. De acordo com o regulamento da competição, o clube tricolor pode ser punido com a perda de mandos de campo ou uma multa, que pode ser aplicada sobre a arrecadação total das bilheterias.

A confusão com o Tigre aconteceu no Morumbi e teve início logo após o final do primeiro tempo do jogo de volta da final. Na saída para o vestiário, os jogadores argentinos discutiram intensamente com os atletas do São Paulo, sendo necessária a intervenção de seguranças para separar as equipes.

Depois do intervalo, o time de Buenos Aires se recusou a voltar a campo, alegando ter sido agredido por policiais e ameaçado com armas de fogo pelos seguranças do estádio. A ausência dos atletas da equipe portenha no segundo tempo acabou dando o título da competição ao São Paulo, que vencia por 2 a 0 até ali.

No entanto, o Morumbi não corre risco de ser vetado da partida desta quarta-feira - uma vez que o prazo estipulado pela Conmebol vence apenas duas horas antes do início do jogo contra o Bolívar. Como já há ingressos vendidos para o confronto, a entidade máxima do futebol continental não poderia interferir na mudança de local.

Depois da partida desta quarta-feira, São Paulo e Bolívar voltarão a se enfrentar na fase preliminar da Libertadores no dia 30, na Bolívia. Quem levar a melhor garante vaga no Grupo 3 da competição, que conta atualmente com Atlético-MG, Arsenal de Sarandí (ARG) e The Strongest (BOL).

Terra

Comentários