Djokovic ignora cansaço e vai à semifinal com vitória sobre Berdych

Vitória assegurou permanência de Djokovic como número 1 do mundo no tênis Foto:  / AP

Vitória assegurou permanência de Djokovic como número 1 do mundo no tênis

Dois dias após passar cinco horas e dois minutos na Rod Laver Arena até bater o suíço Stanislas Wawrinka em cinco sets, Novak Djokovic não deu mostras de cansaço. Na manhã desta terça-feira, o sérvio, líder do ranking mundial, voltou à quadra principal do Aberto da Austrália e dominou o checo Tomas Berdych, o sexto, por 3 sets a 1. A partida durou duas horas e 31 minutos e terminou com parciais de 6/1, 4/6, 6/1 e 6/4.

O resultado assegura a ida de Djokovic à semifinal do Grand Slam para enfrentar o espanhol David Ferrer. O sérvio também garantiu a permanência como número 1 do mundo quando o ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) for atualizado, em 28 de janeiro, um dia após a final do Aberto da Austrália. Ele sofria a ameaça de perder o posto desde que caísse até as quartas de final do torneio e o suíço Roger Federer, atual segundo colocado da lista, fosse o campeão.

Djokovic esteve ameaçado de eliminação no último domingo, quando salvou quatro break points de Wawrinka no momento em que a partida estava empatada por 4/4 no quinto set. O sérvio venceria a maratona por 12/10 nessa parcial. Foi a 18ª vitória em partidas que chegam ao quinto set da carreira do tenista – tem seis derrotas –, o que comprova o seu preparo físico privilegiado.

Djokovic deu nova mostras do bom físico nesta terça, quando se recuperou da batalha anterior e não deu mostras de cansaço, fazendo suas tradicionais deslizadas na quadra dura e se esticando e ao máximo para contra-atacar diante da potência de Berdych.

O sérvio começou o jogo em forte ritmo, em uma postura agressiva com o intuito de tentar encurtar os pontos. A tática deu resultado, e ele conseguiu três quebras de serviço para fazer 6/1 em apenas 28 minutos. Berdych reagiu e abriu rapidamente 2/0 na segunda parcial. Ele se mostrou corajoso ao sacar em 5/4 e salvar quatro break points para confirmar a vantagem: 6/4.

No terceiro e no quarto sets, porém, Djokovic voltou a dominar com quebras de saque já no início. Berdych tentou uma recuperação no último game, quando salvou três match points mostrando-se bastante agressivo, mas não resistiu ao sofrer um ace, o décimo do número 1 do mundo no encontro.

Esta foi a 12ª vitória de Djokovic em agora 13 partidas contra o checo, que não supera o rival desde a semifinal de Wimbledon 2010. O resultado levou o sérvio à 11ª semifinal consecutiva de Grand Slam na carreira, em sequência iniciada justamente naquela edição do torneio londrino - o recorde nessa estatística, com 23, pertence a Federer.

Com o resultado, o sérvio, 25 anos, segue em busca de fazer história no Aberto da Austrália. Campeão do evento em 2008, 2011 e 2012, ele pode se tornar o primeiro tenista a triunfar em Melbourne três vezes consecutivas na história da Era Aberta. Apenas os australianos Jack Crawford (tricampeão entre 1931 e 1933) e Roy Emerson (pentacampeão entre 1963 e 1967) conseguiram o feito, mas o fizeram antes da Era Aberta, que começou em 1968 e marca a entrada dos profissionais nos Grand Slams.

Djokovic tem vantagem de 9 vitórias a 5 contra Ferrer

O adversário que separa Novak Djokovic da final em Melbourne é o espanhol David Ferrer. O número 5 do mundo bateu na madrugada desta terça-feira o compatriota Nicolás Almagro, o 11, depois de três horas e 44 minutos de partida, com parciais de 4/6, 4/6, 7/5, 7/6 (7-4) e 6/2. Almagro chegou a sacar para fechar o jogo em três ocasiões (quando tinha 5/4 de vantagem no terceiro set e quanto tinha 5/4 e 6/5 no quarto set), mas não conseguiu a vitória.

O confronto direto entre Djokovic e Ferrer aponta vantagem de 9 a 5 em favor do sérvio. Este venceu todas as três partidas realizadas em 2012, incluindo nas quartas de final do Aberto da Austrália, quando aplicou parciais de 6/4, 7/6 (7-4) e 6/1. Os tenistas já haviam se enfrentado em Melbourne nessa mesma fase em 2008, novamente com vitória do sérvio, por 6/0, 6/3 e 7/5.

Terra

Comentários