Sul-Americano Sub-20 começa com verdadeira "caça" ao Brasil

O Campeonato Sul-Americano Sub-20 começa a ser disputado nesta quarta-feira, no que deve ser uma verdadeira "caça" à Seleção Brasileira, detentora dos últimos três troféus de campeã da competição. Além disso, é claro, as 10 seleções que entrarão em campo na Argentina buscam garantir uma das quatro vagas para o Campeonato Mundial da categoria, que será disputado ainda neste ano, na Turquia.

Além do Brasil, a anfitriã argentina aparece como favorita ao título. As duas pintam como "barbadas", entre as seleções classificadas para o Mundial. O Uruguai, vice-campeão do último Sul-Americano também aparece entre as mais cotadas do torneio.

Esta é a 26ª edição da competição, que foi realizada pela primeira vez em 1954, com o nome de "Juventude da América". O torneio foi realizado na Venezuela e teve o Uruguai como campeão. A Seleção Brasileira acabou na segunda colocação, em competição que ainda contou com Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru e a seleção anfitriã.

Esta é a terceira fez que o Sul-Americano é disputado na Argentina. Antes, a competição foi realizada no país em 1988 e 1999. Apenas na segunda edição, os donos da casa se sagraram campeões. Onze anos antes, quem levantou a taça foi o Brasil.

Aliás, a Seleção Brasileira aparece como a grande campeã da competição, com 11 troféus levantados: 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009 e 2011. Os três títulos recentes fizeram que a vantagem para a segunda seleção mais vencedora, a do Uruguai, aumentasse para quatro.

O Campeonato Sul-Americano sub-20, costumeiramente, é um grande desfile de craques, fazendo o torneio ser observado por todo o mundo do futebol. Entre os grandes nomes que já brilharam no torneio estão Romário, Ronaldo, Kaká, Maradona, Messi, Francescoli, Falcao García e René Higuita - só para ficar nas quatro seleções mais vezes campeãs.

O último artilheiro da competição foi Neymar, com seus nove gols marcados em 2011. Seis anos antes, o colombiano Hugo Rodallega estabeleceu o recorde em uma única edição, fazendo 11, em campeonato que teve Lionel Messi como vice-artilheiro, com "apenas" seis.

O Campeonato Sul-Americano Sub-20 começa nesta quarta-feira com duas partidas, ambas válidas pelo Grupo A da competição. No Estadio Malvinas Argentinas, em Mendoza, Paraguai e Colômbia rolam a bola na abertura do torneio. Logo depois, os argentinos encaram a seleção chilena. A chave ainda tem a Bolívia, que folga na rodada.

No dia seguinte, é a vez da primeira rodada do Grupo B, que será realizada no Estadio San Juan del Bicentenario, em San Juan. O primeiro jogo coloca frente a frente Brasil e Equador. Logo depois duelam Uruguai e Peru. A folga da rodada é da seleção venezuelana.

Após cinco rodadas, os três primeiros colocados de cada chave, se classificam para disputar o hexagonal final. As seis seleções que avançarem à esta fase, se enfrentam em turno único e as quatro melhores garantem um lugar no Mundial da Turquia.

Terra

Comentários